Apresentação no Teatro José de Castro Mendes terá obras de Beethoven
Músicos participam de ensaio da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (Cedoc/RAC)
Com duas obras de Beethoven — a "Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Opus 125 Coral" e a peça "A Consagração da Casa, Opus 124" —, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) abre nesta sexta-feira (8), às 20h, a temporada oficial 2013 no Teatro Municipal José de Castro Mendes. Sob a regência do maestro Victor Hugo Toro, o programa será repetido neste sábado (9), no mesmo local e horário, e domingo (10), às 17h, na Estação Cultura.
As três apresentações contarão com a participação dos solistas Carla Domingues (soprano), Magda Painno (contralto), Miguel Geraldi (tenor) e Douglas Hahn (barítono), e dos corais Collegium Vocale (regência de Akira Kawamoto), Coro Contemporâneo de Campinas (regência de Ângelo Fernandes) e Camerata Vocal, de Sorocaba (regência de Altamiro Bernardes). No palco, a regência dos três coros fica a cargo de Kawamoto.
O ano promete boas surpresas, com solistas e regentes convidados e a venda de pacotes de assinaturas com direito a assistir, no mínimo, a oito concertos oficiais. Ao todo, serão 53 apresentações somente no 1º semestre. Além dos 16 concertos oficiais no Teatro Castro Mendes, outros 18 espetáculos em todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Também foram confirmadas, porém sem data definida, uma apresentação na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral e outra no plenário da Câmara Municipal. Entre os convidados especiais, destaca-se o maestro John Neschling, diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo, e participação como solista do pianista Fernando Lopes e do violinista Daniel Guedes.
O maestro Toro também adiantou que a OSMC fará um concerto regido por Aylton Escobar, que já respondeu pela direção artística da orquestra e neste ano completa 70 anos.