Paulo e Tuco apresentam espetáculo "Mano a Mano", nesta quarta-feira, em Barão Geraldo
Os músicos Paulo Freire e Tuco Freire (Divulgação)
Paulo aprendeu a tocar viola no sertão do Urucuia (noroeste de Minas Gerais); Tuco foi estudar contrabaixo na Berklee School of Music, em Boston (EUA). Os irmãos Freire resolveram misturar essas distintas formações e influências, tendo a favor a afinidade musical conquistada ao longo dos 40 anos tocando juntos. O resultado é o show 'Mano a Mano', inédito em Campinas, que será apresentado nesta quarta-feira (27) no Almanaque Café, em Barão Geraldo, distrito de Campinas.
A mistura de ritmos se torna ainda mais inusitada com a introdução da viola de cocho, instrumento de cinco cordas originalmente matogrossense. “A sonoridade dele combina com o baixo acústico e o fato de tocarmos há muito tempo juntos, nos facilita trabalhar linguagens de modos diferente”, diz Paulo, que conheceu o instrumento por meio de Roberto Correia. “Foi com ele a primeira vez que vi a viola de cocho. Depois fui para o Mato Grosso e fiquei impressionado com a maneira com que eles tocavam”, conta. Paulo trouxe a viola pra cá e incrementou com suas técnicas. “Fazem com ele o batidão. Colocamos a melodia.”
Além das composições de Paulo, como 'Seca' e 'Menino Peão', a dupla apresentará canções tradicionalmente caipiras, como 'Moreninha Linda', de Tonico, Priminho e Maninho, e 'História de um Soldado', de Alvarenga e Ranchinho, e clássicos do jazz americano, como 'All Blues', de Miles Davis. Ainda passarão pelo rock com 'For no One' e 'Blackbird', dos Beatles, entre outras.
Serviço
Show 'Mano a Mano', com Paulo e Tuco Freire
Nesta quarta-feira (27), às 21h
No Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1.240 - Barão Geraldo) - Campinas. Telefone: (19) 3249-0014
Ingressos: R$ 20,00