ECONOMIA

Setor se une para 'salvar' micros e pequenas indústrias

Queda de faturamento e dificuldade para crescer leva entidades a se mobilizar em Ribeirão

Luís Fernando Manzoli
luis.manzoli@gazetaderibeirao.com.br
17/04/2013 às 18:52.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:04

O sinal está amarelo para as micro e pequenas indústrias no Estado de São Paulo. Segundo o Sebrae, elas registram queda em seu faturamento – em janeiro deste ano, por exemplo, o setor registrou piora no seu desempenho, com queda de 4,1% com relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o pior resultado para o mês desde 2009.

Na região de Ribeirão Preto, embora não haja dados específicos sobre faturamento, as indústrias de pequeno porte representam 9,3% do total das micro e pequenas empresas abertas, segundo o Sebrae.

Outro dado que mostra o pessimismo no setor foi revelado por uma pesquisa do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo). No que se refere ao faturamento, 37% dos entrevistados afirmaram que foi ruim ou péssimo em fevereiro de 2013; os custos de produção tiveram aumento na opinião de 46% dos empresários consultados, com matéria prima e insumos apresentando o maior peso (30%), seguidos por mão de obra e salários.

Para tentar reverter o mau momento, o Sebrae lança nesta quarta-feira (17), com apoio do Ciesp e Senai, o Projeto Multisetorial da Indústria, que por meio de consultorias, workshops, palestras, oficinas e acompanhamento por parte de agentes locais de inovação, pretende aumentar a competitividade das empresas em seus mercados.

A empresária Terezinha Aparecida Pimenta Miranda, 45 anos, proprietária da Anodont, atua há 25 anos no ramo de coloração de alumínio. Sua indústria, localizada da Vila Elisa, Zona Oeste de Ribeirão, é uma das três do País especializadas em sua área de atuação.

Há um ano, ela buscou ajuda dos agentes de inovação do Sebrae para tentar incrementar seus negócios. “Mudei o site da empresa e modifiquei a estrutura de lazer para os funcionários”, disse Terezinha. Os 33 trabalhadores da empresa agora têm uma área para churrasco e uma quadra de futebol. “Valeu a pena”, disse a empresária.

Segundo ela, o momento não está exatamente ruim – mas também está longe de ser bom. “Estamos mantendo o mesmo movimento há pelo menos dois anos. Não tem demissão, mas também não temos contratações”, disse.

Segundo o gestor do núcleo de indústrias do escritório do Sebrae em Ribeirão, Marcelo Alves, a crise é maior ou menor dependendo do setor. “De modo geral, há uma queda de competitividade”, afirmou. Segundo ele, o Sebrae pode ajudar em diversos níveis, sempre com o objetivo de trazer um “crescimento sustentável” ao empreendimento. “Nosso sonho é que o micro vire pequeno, o pequeno vire médio, e assim por diante.”

SERVIÇO

Tanto o evento quanto o Projeto Multisetorial da Indústria são gratuitos abertos para empresários de toda a região. Interessados em participar devem se inscrever com antecedência pelo 0800 5700800. Mais informações podem ser obtidas no escritório regional do Sebrae em Ribeirão Preto (Rua Inácio Luiz Pinto, 280), em qualquer Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) mais próximo ou ainda pelo telefone (16) 3621-4050. O evento é nesta quarta, às 17h, no Senai (Rua Capitão Salomão, 1813, Campos Elíseos).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por