Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes quer instalar dispositivos e evitar acidentes
Cruzamento das avenidas Alberto Vollet Sachs e Piracicamirim terá nobreak (Antonio Trivelin/AAN)
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) de Piracicaba vai abrir processo de licitação, nos próximos dias, para a primeira etapa do projeto de instalação de nobreak nos semáforos da cidadea. O objetivo é manter os faróis dos principais cruzamentos da cidade funcionando em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica.
De acordo com Jorge Akira, diretor de Tráfego da Semuttran, nove cruzamentos contarão com o dispositivo, que tem capacidade de funcionamento por duas horas. “Há no mercado um equipamento novo, mais eficiente, e por esse motivo foi definido iniciar a instalação nesse momento e aumentar a segurança no trânsito, principalmente durante temporais”, informou.
Os nobreaks não podiam ser instalados anteriormente, porque o equipamento funciona com as lâmpadas LED, que foram instaladas no ano passado. “Todo o sistema semafórico da cidade recebeu investimentos nos últimos anos, para podermos chegar a esse momento e instalar o nobreak. Contaremos com um equipamento que, quando a energia retornar, ele não entrará no amarelo piscante, mas funcionará normalmente”, explicou Akira.
De acordo com Sérgio Ejzenberg, engenheiro, mestre e consultor em Engenharia de Transportes, o nobreak é uma questão de segurança pública. “No caso de um apagão, sem o funcionamento dos semáforos, a Polícia Militar que precisa chegar rapidamente para evitar arrastões, por exemplo, os bombeiros, que precisam agir rápido para tirar pessoas presas nos elevadores e as viaturas da companhia de energia elétrica, que têm de restabelecer o fornecimento, ficam impedidos de circular, porque o tráfego fica parado e confuso sem o funcionamento dos semáforos. O nobreak ajuda também o pedestre, que não consegue atravessar avenidas e corre risco nessa situação”, informou.
Ejzenberg informou ainda que a cidade de São Paulo está instalando novos equipamentos a pedido do Ministério Público. “O MP entende que o nobreak é essencial para a segurança pública”.
Investimento
Piracicaba conta com 150 cruzamentos semaforizados. Os nove conjuntos semafóricos que receberão os primeiros nobreaks foram definidos pela secretaria, pelo volume de veículo nas vias, tipos de movimento (como a rotatória do Centro Cívico) e a visibilidade, que fica prejudicada sem a iluminação das ruas. “O objetivo é gradativamente, ao longo dos quatro anos do mandato do prefeito Gabriel Ferrato, instalar nobreaks em todos os principais cruzamentos da cidade”. O custo dessa primeira etapa está estimado em R$ 90 mil.
“Geralmente quando ocorre a falta de energia ela não está localizada apenas em algumas quadras, mas abrange uma região onde há vários cruzamentos semaforizados, impossibilitando o atendimento da operação pelos agentes de trânsito, além de que outros imprevistos ocorrem com as chuvas e que necessitam da orientação da Semuttran como queda de árvores, acidentes, etc.”
Cruzamentos
Os semáforos que terão os nobreaks são os dos seguintes cruzamentos:
Avenida Piracicamirim X Avenida. Prof. Alberto Vollet Sachs
Avenida Independência X Avenida Armando de Salles Oliveira
Avenida Rio Claro X Avenida Monsenhor Martinho Salgot
Avenida Armando de Salles Oliveira X Rua XV de Novembro
Avenida Independência X Avenida Carlos Martins Sodero
Avenida Independência X Rua Moraes Barros e Rua XV de Novembro
Avenida Independência X Avenida Comendador Luciano Guidotti
Avenida Barão de Serra Negra X Avenida Dona Francisca
Avenida Dr. Paulo de Moraes X Avenida Jaime Pereira