VANDALISMO

Viracopos é novamente alvo da ação de ladrões de fios

Uma equipe do serviço da Aeronáutica prendeu um homem de 28 anos

Alenita Ramirez/[email protected]
10/05/2025 às 13:40.
Atualizado em 10/05/2025 às 15:07
O flagrante aconteceu seis dias após criminosos terem furtado fiação da estação de rádios VHF, localizada dentro da área do aeroporto (Rodrigo Zanotto)

O flagrante aconteceu seis dias após criminosos terem furtado fiação da estação de rádios VHF, localizada dentro da área do aeroporto (Rodrigo Zanotto)

Em um período de seis dias, o Aeroporto Internacional de Viracopos de Campinas foi alvo de duas ocorrências de furtos de fios de energia elétrica. Anteontem à noite, uma equipe do serviço da Aeronáutica prendeu um homem de 28 anos que invadiu a área de uma antena nas proximidades da empresa aérea Azul e furtou cabos de cobre. Ele foi detido por seguranças que perceberam uma movimentação próxima a antena e o localizaram. O suspeito estava alterado e foi levado para a Delegacia da Polícia Federal (PF) onde permaneceu detido.

O flagrante aconteceu seis dias após criminosos terem furtado fiação da estação de rádios VHF, localizada dentro da área do aeroporto. Na época, o terminal ficou 45 minutos sem comunicação por conta do mesmo crime. Como os crimes foram cometidos contra bens da União, a PF investigará os furtos e avaliar se eles têm relação ou se ocorreram em situações distintas e praticados por outros criminosos.

De acordo com a Polícia Federal, o homem é natural e residente em Campinas e foi localizado por dois soldados da Aeronáutica que faziam patrulhamento do perímetro da antena, que faz parte do controle do espaço aéreo do aeroporto. O suspeito foi pego furtando os cabos e a fiação da antena. No momento da abordagem, em revista pessoal, foram localizados em sua posse alguns cabos.

Os agentes acionaram a Polícia Militar (PM), que conduziu o suspeito à Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) e depois à PF. O homem estava alterado, apresentando sinais de embriagues e disse que só falaria em juízo. Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o furto não prejudicou os voos devido ao horário, 23h15. Por dia, o aeroporto registra a saída de 350 voos.

APAGÃO

Na tarde do último dia 2 de maio, os pousos e decolagens de aeronaves ficaram suspensos por aproximadamente 45 minutos por conta de um furto de cabos e vandalismo contra equipamentos de comunicação de uma das estações de rádios VHF. Com o interrompimento, a NAV Brasil, responsável pelos serviços de navegação aérea, o trabalho do Controle de Aproximação de São Paulo, que orienta o tráfego de aeronaves na região, foi prejudicado.

Na época, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) determinou a interrupção momentânea das operações no terminal. A torre de controle de Viracopos, no entanto, não foi afetada diretamente e manteve a operação normal.

As operações foram normalizadas às 13h35. Ao todo, houve atrasos em quatro voos de chegada e sete de partida. Nenhuma viagem foi cancelada.

Após esse evento, a Força Área Brasileira (FAB) determinou que a estação afetada recebesse reforço na segurança, como vigilância fixa e rondas diárias, implementadas em articulação com os Grupos de Segurança e Defesa da Força Aérea Brasileira.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por