Lenora da Silva

Vereadora de Americana é alvo de tentativa de assalto

Parlamentar foi abordada por dois homens, mas saída de vizinhos na rua fez a dupla desistir do crime

Alenita Ramirez/ [email protected]
10/08/2022 às 09:17.
Atualizado em 10/08/2022 às 09:17
Vereadora Leonora da Silva Périco, que também é candidata a deputada estadual: “ainda abalada pela situação” (Divulgação)

Vereadora Leonora da Silva Périco, que também é candidata a deputada estadual: “ainda abalada pela situação” (Divulgação)

A vereadora Leonora da Silva Périco (PDT), de Americana, foi alvo de criminosos na noite de segunda-feira (8). Leonora é candidata a deputada estadual nas eleições de outubro. De acordo com a assessoria da parlamentar, dois homens, um deles simulando estar armado, renderam a vítima quando ela saía para a igreja, mas acabaram abandonando a ação depois que a vereadora gritou por socorro e os vizinhos saíram à rua para ver o que estava acontecendo. 

Os criminosos fugiram em uma Spacefox, cujas placas foram anotadas pelos moradores. O proprietário do veículo foi localizado e alegou que havia sido vítima de sequestro-relâmpago, no qual os bandidos teriam fugido com o seu carro. Este é o segundo ataque criminoso em menos de dois meses envolvendo parlamentares da Câmara de Americana. 

Leonora, de 54 anos, mora no Parque da Liberdade e estava com o filho de 21 anos em casa. Por volta das 18h55, ela saiu para ir à igreja e já tinha entrado no carro, na garagem, quando foi abordada.

Ao abrir o portão, os homens desceram da Spacefox que estava estacionado do lado oposto da via e correram em direção da vereadora. Um dos bandidos entrou do lado do passageiro e colocou a mão debaixo da camisa, simulando estar armado. 

O outro bandido foi em direção à vereadora, que estava no banco do motorista. A parlamentar se assustou e passou a gritar. Os vizinhos ouviram e saíram na rua, momento em que os criminosos correram de volta ao Spacefox e fugiram, levando apenas a bolsa da vítima.

Antes da fuga, os vizinhos que testemunharam a ação, conseguiram anotar a placa do carro, que foi repassada à Guarda Municipal de Americana (Gama). “Os criminosos fugiram e levaram minha bolsa pessoal, onde estava o meu celular e pertences. Registrei o Boletim de Ocorrência e o caso está sendo investigado pelas autoridades. Estou junto de minha família, ainda abalada pela situação e peço a oração de todos”, informou Leonora via nota oficial.

Durante as buscas ao proprietário do Space Fox, os agentes chegaram a uma residência no Parque Gramado. No entanto, o dono do veículo informou que, algum tempo antes, também tinha sido vítima de roubo. Ele contou que três homens o abordaram perto da sua residência. Tomaram o carro com ele dentro e um deles dirigiu até Santa Bárbara d’Oeste, onde ele foi abandonado, na altura do aterro sanitário, perto da Ponte do Funil.

Os dois casos foram registrados como roubo na delegacia de Americana e serão investigados pela Polícia Civil.

DIG operação

No dia 1º de julho, o vereador Léo da Padaria (PV), junto com a sua família, foi mantido refém durante um assalto na Praia Azul. Na ocasião, os bandidos realizaram várias transferências bancárias via PIX, por meio do celular do parlamentar, além de levar objetos e veículos da família.

No final de julho, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) recuperou os bens do vereador e prendeu um homem, de 43 anos, suspeito de envolvimento no crime.

Os policiais começaram as investigações com o objetivo de identificar e deter os criminosos que faziam parte de uma quadrilha especializada em roubos contra residências. O grupo atuava com armas de fogo e, em alguns casos, com violência extrema. 

Na época, a DIG cumpriu cinco mandados de busca e os policiais recuperaram eletroeletrônicos, como televisão, frigobar e celulares, além de perfumes e relógio. Os policiais também apreenderam um carregador para pistola calibre 9 mm, 12 munições e uma pistola Taurus, que pode ter sido usada nos assaltos, além de R$ 1.320 em dinheiro.

A DIG também realizou na ocasião uma outra operação, que foi deflagrada para capturar um dos envolvidos do roubo, que teria sido o favorecido quando das transferências via PIX realizadas pelos criminosos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por