A SANGUE FRIO

Vereador do PL de Sumaré é investigado por crime brutal

Sirineu Araújo seria o protagonista das cenas chocantes do assassinato de um ex-presidiário

Alenita Ramirez/ [email protected]
23/08/2023 às 09:56.
Atualizado em 23/08/2023 às 09:56
Imagem de câmera de celular mostra o momento em que a vítima se arrastava antes de ser atropelada (Divulgação)

Imagem de câmera de celular mostra o momento em que a vítima se arrastava antes de ser atropelada (Divulgação)

O principal suspeito pelo brutal assassinato do ex-presidiário Rafael Emídio da Silva, de 39 anos, é o vereador Sirineu Araújo (PL) de Sumaré. O crime, ocorrido no último sábado, foi marcado por uma crueldade extrema e uma frieza chocante. Segundo relatos, o parlamentar teria disparado cinco tiros contra a vítima e, de maneira ainda mais assombrosa, atropelado o homem com sua caminhonete, resultando na sua morte. Os terríveis acontecimentos se desenrolaram no início da noite do dia 19 no Jardim dos Ipês, e as imagens do crime foram gravadas por espectadores e compartilhadas nas redes sociais, com o nome do político como o suposto autor do homicídio. A situação chamou a atenção das autoridades, levando a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana a assumir a investigação, em colaboração com o 3º Distrito Policial (DP) de Sumaré. A polícia já teve acesso às gravações e pretende submetê-las a análise pelo Instituto de Criminalística (IC) de Americana para verificar sua autenticidade, a fim de descartar a possibilidade de serem notícias falsas. Até o momento, nenhuma testemunha foi oficialmente identificada.

A vítima tinha histórico criminal, tendo sido recentemente liberada do sistema prisional, conforme informações da polícia. De acordo com registros, Silva possuía um extenso histórico de infrações, incluindo um incêndio que teria ocorrido em uma cela do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto em 2016. Na manhã de terça-feira (22), o vereador Araújo compareceu à DIG acompanhado por três advogados, buscando apresentar sua versão dos acontecimentos. A reportagem tentou contatar a assessoria do parlamentar, porém, até as 14h de terça-feira, não obteve resposta. Em uma declaração, a Câmara Municipal de Sumaré esclareceu que não dispõe de qualquer informação sobre os alegados incidentes envolvendo o vereador Sirineu Araújo.

O crime ocorreu por volta das 18h15, em pleno movimento na rua. Imagens capturadas por testemunhas presentes no local retrataram um homem de joelhos, realizando gestos com os braços, enquanto uma voz em segundo plano proferia as palavras: "ele vai matar". Logo depois, a câmera se voltou para um indivíduo posicionado atrás de uma caminhonete, manuseando algo de forma suspeita. Relatos das testemunhas sugerem que o indivíduo registrado nas imagens poderia ser um político, alimentando ainda mais essa especulação, com diversos comentários de internautas mencionando o nome do vereador Sirineu Araújo, do Partido Liberal de Sumaré.

Em outro vídeo, também capturado por pessoas que estavam no local, a vítima foi flagrada se arrastando pela rua, como se buscasse desesperadamente por auxílio. Logo após, uma caminhonete - possivelmente a mesma que estava estacionada próxima ao local onde o suposto autor do crime se encontrava - avançou em direção ao homem e o atropelou. Conforme descrito no boletim de ocorrência, uma equipe da Polícia Militar (PM) foi despachada para responder à emergência na Rua José Gomes de Oliveira, uma via movimentada do bairro. Ao chegar ao local, os policiais se depararam com o homem baleado e sem vida.

A Polícia Militar (PM) manteve a preservação da área até a chegada dos peritos criminais. Somente após esse procedimento, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Americana. A Delegacia de Investigações Gerais (DIG), uma unidade especializada da Polícia Civil com histórico de lidar com casos de grande repercussão ou de natureza complexa, assumiu a responsabilidade pela investigação do caso. Em um comunicado oficial, a DIG de Americana confirmou a sua atribuição na data atual e informou que já deu início às diligências preliminares, estando em processo de avaliação das ações investigativas a serem conduzidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por