CULTURA

Uma semana para conhecer os museus

Entre 14 e 19 de maio, Campinas terá uma programação dinâmica, diferenciada e gratuita para fomentar o interesse da população em conhecer os museus municipais

Cibele Vieira/[email protected]
14/05/2024 às 21:39.
Atualizado em 16/05/2024 às 19:21
A programação da Semana envolve o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), o Museu de História Natural, o Observatório Municipal, o Museu da Cidade (Casa de Vidro) e o Museu do Esporte (Divulgação)

A programação da Semana envolve o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), o Museu de História Natural, o Observatório Municipal, o Museu da Cidade (Casa de Vidro) e o Museu do Esporte (Divulgação)

Uma programação ampla e gratuita pretende despertar o interesse do campineiro para conhecer e frequentar os museus municipais. Para isso, a Secretaria de Cultura e Turismo aderiu à 22ª Semana Nacional dos Museus com uma agenda que começa hoje (dia 14) e segue até domingo (dia 19) envolvendo vários espaços museológicos municipais com atividades para todas as idades. Estão programados tours, exposições e palestras, sendo que em algumas atividades é preciso inscrição prévia, explica Douglas Menezes, da Coordenadoria de Extensão Cultural, órgão responsável pela coordenação dos museus municipais.

Hoje, a cidade tem seis museus em funcionamento e um fechado para reformas (o Museu do Café, no Taquaral). Esses espaços receberam, no ano passado, 44 mil visitantes, número que pretende ser ampliado com o trabalho de motivação junto à população e estudantes.

O tema deste ano, proposto pelo Conselho Internacional de Museus, é "Museus, Educação e Pesquisa". Douglas Menezes conta que foi realizado um trabalho prévio, “em conjunto com todas as unidades museológicas para construir uma programação dinâmica e diferenciada, capaz de despertar o interesse de estudantes e do público em geral, tornando essa atividade cultural de visitação mais acessível e interessante”.

A programação local será aberta hoje, com uma mostra variada dos acervos dos museus participantes no saguão do Paço Municipal, no Centro da cidade, onde estarão presentes membros da equipe técnica de cada instituição para esclarecer dúvidas da população. O Observatório Municipal instalou um telescópio para observação do Sol, o Museu da Imagem e do Som (MIS) terá alguns equipamentos fotográficos e de filmagem antigos, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) selecionou obras de seu acervo permanente, e o Museu de História Natural (MHN) levará animais taxidermizados (empalhados) e um exemplar vivo para que possam ser observados de perto pelos visitantes.

“O objetivo é dar uma ideia do que as pessoas podem encontrar em cada museu porque muita gente nem faz ideia de quantos espaços de qualidade temos em Campinas”, salienta o coordenador.

no dia 15, haverá um tour gratuito de ônibus – ‘Tour Biodiver-Cidade’ – que percorrerá os espaços museológicos que desenvolvem ações educativas de valorização da diversidade cultural e educação ambiental. Saindo do Paço Municipal, passará pela Casa de Vidro (Lago do Café), pelo Complexo do Bosque dos Jequitibás e, depois, segue para o  MIS, com parada em todos os pontos com acompanhamento de uma monitora de turismo para explicar detalhes.

Na quinta-feira, dia 16, o “Tour Campinas Sobrenatural” será realizado pelo grupo “O que te assombra?” e sairá do Largo das Andorinhas, passando pelos pontos “assombrados” de Campinas, como o Monumento Túmulo de Carlos Gomes, Lardo do Rosário, Largo da Catedral, Rua 13 de maio, Túnel da Vila Industrial e MIS.

Outro trajeto concorrido é o de sexta, dia 17, que recebeu o nome de “Tour das Estrelas”, porque inclui uma visita ao Planetário (Taquaral), Museu do Esporte e finaliza no Observatório Municipal para visualização dos planetas. Os passeios exigem inscrição prévia em virtude do número limitado de vagas.

A Semana dos Museus encerra neste domingo (dia 19) com atividades de celebração dos 85 anos do Museu de História Natural (MHN) no complexo do Bosque dos Jequitibás, com visitas guiadas pela manhã e à tarde, palestras e passeios. As atividades envolvem os três espaços: o Museu de História Natural, a Casa dos Animais Interessantes e o Aquário. Veja a programação completa ao lado. As atividades que exigem inscrição prévia podem ser acessadas pelo https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais/2024-22a-semana-museus-campinas

PROGRAME-SE 

MOSTRA DOS MUSEUS MUNICIPAIS
Quando: Hoje, das 8h às 14h
Onde: Paço Municipal ,Av. Anchieta, 200
Informações: Tel.: (19) 2116-0525 

‘TOUR BIODIVER-CIDADE’
Quando: Amanhã, das 14h às 18h30
Onde: saída do Paço Municipal
Necessária inscrição prévia no site portalcultura – 44 vagas
Informações: Fone (19) 2116-0525

DIÁLOGO ‘CAMPINAS, 250 ANOS: ACERVOS, PESQUISA E EDUCAÇÃO’
Quando: Quinta, dia 16, das 9h às 16h30
Onde: Auditório do Museu da Cidade — Casa de Vidro
Informações: Fone (19) 3733-7556

TOUR CAMPINAS SOBRENATURAL
Quando: Quinta, dia 16, das 18h45 às 21h
Onde: Saída do Largo das Andorinhas
Necessária inscrição prévia – 200 vagas
Informações: Instagram @oqueteassombra

TOUR DAS ESTRELAS
Quando: Sexta, dia 17, das 14h às 20h30
Onde: Saída do Paço Municipal
Necessária inscrição prévia – 40 vagas 
Informações: Fone (19) 2116-0525

REABERTURA DO MACC COM A EXPOSIÇÃO ‘MACUNAÍMA’
Quando: Sábado, dia 18, das 11h às 15h
Onde: MACC, Benjamin Constant, 1.633
Informações: Fone (19) 2515-7095

INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO SALA HERCULE FLORENCE
Quando: Sábado, dia 18, das 10h às 16h
Onde: Museu da Imagem e do Som Rua Regente Feijó, nº 859
Informações: www.festivalherculeflorence.com.br/salaherculeflorence

85 ANOS DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL
Quando: Domingo, dia 19, das 9h às 17h
Visitas monitoradas das 9h às 9h45 e das 13h às 13h45
Palestras e Passeio – Verificar agenda e inscrições no portalcultura
Onde: Complexo Cultural do Bosque dos Jequitibás – Rua Cel. Quirino, nº 2
Informações: Instagram @mhncampinas

TOUR “SAUDADE E SUAS VOZES”
Quando: Domingo, dia 19, das 17h às 19h30
Onde: Cemitério da Saudade
Necessária inscrição prévia – 200 vagas
Informações: Instagram @oqueteassombra

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são feitas no site: https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais/2024-22a-semana-museuscampinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por