NA REGIÃO DE CAMPINAS

Quadrilha com quatro menores usava suposta caneta-revólver

Objeto foi enviado à perícia para constatar se há potencialidade lesiva ou se se trata de um simulacro

Alenita Ramirez / alenita.ramirez@rac.com.br
09/07/2022 às 10:08.
Atualizado em 09/07/2022 às 10:08

Caneta-revólver e um simulacro de arma que estavam com os adolescentes suspeitos de vários furtos (Roberto Torrecilhas / Divulgação)

Uma quadrilha, composta por quatro adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos e um jovem de 18 anos, foi detida em flagrante com uma “caneta-revólver” de uso proibido. A apreensão do armamento, supostamente caseiro, foi realizada por guardas municipais de Jaguariúna, nesta quinta-feira (7) à noite. O bando é suspeito de praticar uma série de roubos de veículos na região de Campinas. Um carro e duas motos foram recuperados.

De acordo com policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, essa é a primeira vez que há uma apreensão de caneta-revólver na região. A informação é endossada pelo delegado-titular de Jaguariúna, Erivan Vera Cruz.
“Não é possível afirmar se é uma arma caseira ou fabricada, mas existem armas imitando caneta ou acendedor de cigarros que entram clandestinamente no Brasil. No tempo que estou em Jaguariúna, nunca houve apreensão de armas desse tipo, mas já vi em outros lugares. Neste caso, o objeto é enviado à perícia para constatar se há potencialidade lesiva ou se se trata de um simulacro. Às vezes, apenas visualmente não dá para saber”, explicou Cruz, que não viu o armamento porque estava de férias.

O subcomandante da GM de Jaguariúna, Adonias Mendes de Araújo, também mencionou que o caso é incomum. “Geralmente, os menores usam armas de brinquedo”, disse.

Além da “arma”, que vai passar por teste de funcionalidade pelo Instituto de Criminalística (IC), também foram apreendidos um simulacro de pistola e um celular. A caneta-revólver, caso seja comprovada a sua veracidade, é capaz de fazer um disparo de bala de calibre 22. 

A GM chegou aos suspeitos por meio de uma denúncia de roubo de uma moto em Santo Antônio de Posse, quando os criminosos tinham tomado a direção de Jaguariúna. Equipes da Ronda Ostensiva do Município (Romu) que patrulhavam o Jd. Primavera avistaram a moto na cidade vizinha, sendo acompanhada por outra motocicleta sem placa e um Honda FIT, com três pessoas no interior.
Os veículos foram acompanhados e, próximo a uma área de mata, o grupo parou. O rapaz maior e um adolescente fugiram para dentro da mata e os outros três menores foram apreendidos. 

Enquanto uma equipe da GM ficou aguardando o recolhimento do carro e das motos, outra equipe foi até a delegacia apresentar os três menores. Pouco tempo depois, um homem apareceu com um adolescente e o fez se apresentar aos guardas como um dos envolvidos com o grupo detido.
Paralelamente, o rapaz maior de idade saiu da mata e se apresentou aos guardas que estavam esperando a chegada do guincho.

Segundo Araújo, o grupo é suspeito de agir na região há ao menos três meses, usando os carros roubados em novas ações. O veículo em que eles estavam tinha sido roubado em Pedreira e uma moto, uma Hornet, com placa adulterada, em Holambra. 

A polícia acredita que o número de vítimas da quadrilha seja bem maior, porque um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra a ação do bando, sempre muito rápida, com roupas e capacete semelhantes aos usados anteontem. A Polícia Civil agora investiga outros crimes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por