Procon alerta para ‘golpe do chocolate’ neste Dia das Mães (Divulgação)
O Procon de Campinas fez um alerta para um tipo de golpe que costuma ser aplicado perto de datas festivas, como o do Dia das Mães e aniversários, por exemplo. Trata do golpe do "Chocolate", inclusive foi reportagem do Correio Popular, quando duas pessoas registraram boletim de ocorrência como vítimas.
Apesar de os números de denúncias ao Procon terem sido baixas - três nos últimos dias - a diretora do Procon, Yara Pupo pede para que os consumidores tomem cuidado neste período em que se comemora o Dia das Mães, uma vez que os golpes se intensificam. "Nosso recado para os consumidores é: tomem cuidado, inclusive com casos similares envolvendo flores e outros produtos. Não passem cartão de crédito ou débito se desconfiarem e evitem dar dados pessoais. E, caso alguém chegue em sua casa e faça a exigência de pagamento com cartão para liberar o 'brinde', recuse", orientou ela.
O golpe consiste no seguinte modus operandi. A pessoa recebe ligações ou mensagens de um falso funcionário de uma loja de marca famosa qualquer, informando sobre a contemplação de um brinde a ser entregue na casa do consumidor. No contato, informa-se que o "presente" é pelo aniversário da pessoa contatada ou por uma data comemorativa. Ao aceitar o recebimento, um entregador vai até a casa do consumidor levando o presente e pedindo o pagamento de um frete ou uma gorjeta usando como meio de pagamento o cartão de crédito ou débito. Antes de fazer o pagamento, os valores são alterados.
Segundo Yara, o órgão tem observado que os consumidores, após pagarem valores inferiores a R$ 10 estão tendo prejuízos que chegam até R$ 7 mil. "Com a proximidade do Dia das Mães, no próximo domingo, 14 de maio, há uma preocupação de que o golpe se intensifique e mais pessoas possam ser enganadas", alertou.
A diretora do serviço, também enfatizou que caso a pessoa, um familiar ou amigo, seja vítima de um golpe como esse, a orientação é procurar a delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência, assim como sua agência de atendimento bancário e o Procon local para registrar a reclamação.