ALVO SÃO OS CONDOMÍNIOS DE LUXO

Prisão preventiva é pedida para dupla suspeita de roubo em Campinas

Polícia havia solicitado a detenção temporária, mas, diante das apurações, pleiteou a conversão à Justiça

Alenita Ramirez/ [email protected]
11/08/2022 às 09:39.
Atualizado em 11/08/2022 às 09:39
Buraco aberto por assaltantes em um muro de condomínio de alto padrão de Paulínia, recentemente invadido (Divulgação)

Buraco aberto por assaltantes em um muro de condomínio de alto padrão de Paulínia, recentemente invadido (Divulgação)

A Polícia Civil de Campinas vai solicitar à Justiça a conversão da prisão temporária para preventiva de dois homens suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em roubar condomínios de alto padrão em Campinas e Paulínia. As investigações foram conduzidas pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), ligada à Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), de Campinas. A dupla foi identificada a partir de imagens do sistema de segurança e perícia em dois celulares deixados por eles durante um assalto no dia 10 de julho em um condomínio no Jardim das Palmeiras. Os policiais acreditam que os criminosos estejam envolvidos em, ao menos, quatro assaltos. 

Modus operandi

De acordo com o chefe de investigações da DIG, Marcelo Hayashi, nas quatro ocorrências o modus operandi foi semelhante: os bandidos abriram buracos no muro dos condomínios e, após acessarem o quintal de uma das casas, invadiram outros imóveis.

No caso do dia 10 de julho, o crime foi cometido pelos dois bandidos identificados. Entretanto, os agentes acreditam que outros bandidos poderiam estar dando cobertura do lado de fora. 

Para entrarem no condomínio, os ladrões fizeram um buraco no muro lateral, que fica nas margens da Rodovia D. Pedro I, saindo no quintal de uma casa. Depois, pularam para a casa vizinha, que estava sem os moradores, e furtaram diversos objetos de valor. Na sequência, seguiram até a residência do lado oposto da via, cujo proprietário é um delegado, e o renderam na sala, assim como a irmã dele que estava no quarto.

Durante a ação criminosa, o delegado reagiu e trocou tiros com os assaltantes, que fugiram e deixaram para trás os objetos furtados no primeiro imóvel, além de dois celulares dos próprios criminosos. "A DIG e o GOE (Grupo de Operações Especiais) foram acionados e logo começaram as investigações. Com a perícia e as imagens, identificamos os dois autores do roubo, solicitando, então, mandados de busca, apreensão e prisão, que foram cumpridos nesta terça-feira (anteontem)", contou Hayashi.

Foram cumpridos três mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal nos bairros Gênesis, Santana e Núcleo Residencial Independência, todos em Campinas. Os suspeitos foram identificados pelas iniciais I.A.S.N., de 26 anos, e S.H.R. de 28 anos. Ambos não foram localizados. O pedido de prisão era temporário, mas foi solicitada a conversão em preventiva. Os alvos são de Campinas e um deles tem passagem criminal por roubo.

Outros casos

Além dessa invasão em Campinas, houve outros dois roubos em condomínios na região do Gramado este ano. Em Paulínia, no dia 24 de junho, ao menos cinco bandidos armados invadiram um condomínio de luxo e fizeram um arrastão. Em um período de três horas, eles renderam quatro famílias em locais distintos do condomínio e fugiram com joias, dinheiro e um revólver de uma das vítimas. Não houve agressão contra as vítimas, mas elas foram mantidas fechadas em quartos de suas casas, enquanto um bandido fazia a vigilância do lado de fora. 

O condomínio fica na Rua Juscelino Kubitschek, no Parque Brasil 500. O muro tem aproximadamente dois metros de altura e um metro de concertina. Para entrarem, os criminosos abriram um buraco, de cerca de 30 centímetros de circunferência, no muro dos fundos, e invadiram a casa de um casal com uma criança. A família foi colocada em um dos quartos e obrigada a ficar em silêncio. 

Todo material recolhido foi colocado em mochilas. Eles chegaram ao condomínio por volta das 2h30 e deixaram o local por volta das 4h45. Os roubos foram em duas casas de uma rua e outros dois em outra rua.

A entrada dos criminosos foi gravada pelo sistema de câmeras de segurança do condomínio e mostrou que enquanto um bandido ficava em frente ao imóvel alvo, os demais iam a outro, que também era invadido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por