NÃO DÁ PARA FACILITAR

Preso criminoso que furtava objetos no interior de veículos em Campinas

Jovem agia sozinho; foram vários casos registrados em carros estacionados próximos a clínicas e hospitais

Alenita Ramirez/ alenita.ramirez@rac.com.br
10/09/2022 às 06:55.
Atualizado em 10/09/2022 às 06:55

Imagem do sistema de monitoramento da rua mostra o suspeito observando o interior de veículo (Captura de imagens)

A Polícia Militar prendeu na noite de quinta-feira (8), um bandido de 22 anos suspeito de cometer diversos furtos em interior de carros nas regiões de Barão Geraldo, Parque das Universidades e ainda no Taquaral, estacionados próximos a clínicas e hospitais. O homem agia sozinho há alguns meses, segundo a polícia, e foi detido mediante denúncias anônimas que descreviam o automóvel usado nas ações. 

No veículo, os policiais encontraram quatro mochilas de vítimas distintas, com notebooks e laptops, além de chaves e equipamentos específicos para abrir veículos. Ele usava o carro do sogro para chegar aos locais e fugir com o produto furtado. 

O suspeito foi preso depois de arrombar uma Fiat Toro, que estava estacionada perto do Centro Médico. Testemunhas viram a ação e acionaram a polícia, informando as características do veículo. “Sabíamos que era um Palio, mas não tínhamos a placa. Ontem (quinta-feira) caiu uma ocorrência de averiguação suspeita envolvendo um Palio com as mesmas características. A equipe conseguiu encontrá-lo e deteve o motorista. As vítimas reconheceram os pertences encontrados no carro”, contou o tenente da PM, Rafael de Ângeli. 

Pelo modus operandi descrito pelos PMs, o suspeito rodava com o Palio nas regiões que eram alvo e passava por diversas vezes no mesmo local escolhido para cometer o crime. Quando sentia que o ambiente estava “seguro”, estacionava o carro por perto e estourava os vidros com um equipamento chamado “toca-pino”, pelo qual ele conseguia retirar o vidro sem quebrar.

Em três furtos cometidos por ele este mês, câmaras de segurança das vias registraram as ações. Em dois deles, os furtos foram no mesmo local, mas em dias alternados. 

Em uma delas, o suspeito chega com uma mochila, encosta em um carro estacionado no estacionamento de uma clínica e, com uma ferramenta nas mãos, retira o vidro do lado do passageiro da frente, coloca no chão e depois pega um notebook. Ele sai com o aparelho e, tempo depois, retorna e coloca o objeto de volta dentro do carro. Em seguida pega outros objetos e vai embora. 

Em outra oportunidade, ele retirou o vidro do lado do passageiro de trás e pegou os objetos. De acordo com a PM, ele visava mochilas com objetos eletrônicos. 

“Eu tinha uma consulta no Centro Médico e, como não achei vagas no estacionamento, deixei a caminhonete estacionada em uma vaga na rua, bem na esquina, perto da portaria do hospital. Cheguei a conferir no site do aplicativo para ver o carro e estava tudo normal. Quando estava perto de ser chamado para a consulta, entraram uns policiais na recepção perguntando quem era o dono da Toro. Na hora, pensei, levaram a caminhonete”, contou um corretor, cujo nome foi preservado. “O carro tinha alarme, mas acho que não funcionou. Foi quebrado o vidro do lado do motorista e achei engraçado que ele tivesse levado a mochila com meu notebook, que estava no assoalho do carro, atrás do meu banco, porque entendi como ele (bandido) enxergou a mochila pelo vidro com insulfilm”, acrescentou a vítima, cuja mochila foi recuperada.

Em busca pessoal, os policiais encontraram no bolso dele uma chave de fenda, uma lanterna e um aparelho celular. No interior do tênis do pé direito do suspeito, estavam dois "toca-pinos", ferramentas utilizadas para quebrar o vidro dos veículos. 

Segundo os policiais, o suspeito confessou os furtos e foi preso por furto qualificado e receptação e foi apresentado no plantão do 1º Distrito Policial (DP), onde ficou à disposição da Justiça.

De acordo com o delegado do 8º DP, Maurício Geremonte, que abrange a região de Barão Geraldo e Parque das Universidades, na delegacia existem diversos boletins de ocorrências sobre o mesmo tipo de crime no interior de veículos e que estão sendo investigados. 

“Pedimos para que, ao estacionar o veículo, em via pública, não deixe objetos pessoais visíveis. Isso, sem dúvida, pode reduzir muito as ocorrências dessa modalidade de tipo de delito. O marginal arromba para subtrair algo que já visualizou e quer”, ressaltou. 

Veja o vídeo:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por