NA REGIÃO DO CAMPO BELO

Porteiro é assassinado a facadas depois de perseguir assaltante em Campinas

Vítima foi atrás do criminoso que havia tentado roubar a sobrinha e foi morto durante luta com o bandido

Alenita Ramirez/ alenita.ramirez@rac.com.b
31/01/2023 às 08:53.
Atualizado em 31/01/2023 às 08:53

Local onde o porteiro foi morto pelo criminoso, que havia saído recentemente da cadeia: mais uma tragédia (Rodrigo Zanotto)

Revoltado com uma tentativa de assalto na casa de sua sobrinha de 45 anos, um porteiro, de 65 anos, perseguiu um criminoso e acabou morto a facadas por ele. A tragédia aconteceu na manhã de segunda-feira (30), no Jardim Colúmbia, na região do Campo Belo, em Campinas, a poucos metros da residência das vítimas. O acusado pelo crime, de 45 anos, foi preso em flagrante a cerca de 500 metros do local do homicídio. Ele havia saído da cadeia há poucos dias. 

A tentativa de assalto ocorreu por volta das 8h, na casa de uma autônoma de 45 anos, na Rua 30, no bairro Cidade Singer. O assaltante chegou ao local de motocicleta e invadiu o imóvel. Ele foi surpreendido pela moradora, que gritou por socorro. Assustado, o bandido correu e fugiu com a moto. 

O porteiro Milton Tavares da Silva, que é vizinho e tio da autônoma, ouviu os gritos e correu para ajudar a vítima, que relatou o que havia acontecido. Silva, então, pegou o carro dele e saiu atrás do suspeito, na companhia da sobrinha, para tentar alcançá-lo. 

Perto de um depósito de material reciclável, o porteiro avistou o acusado conduzindo a moto. Durante a perseguição, o criminoso, que já havia trocado de roupa, ultrapassou os sinais de trânsito e estava sem capacete. 

Assim que foi alcançado, a vítima desceu do carro para tirar satisfação a respeito do roubo e acabou sendo atingido por vários golpes de faca. “Eles entraram em luta corporal. Depois dos golpes, o autor fugiu sem o capacete. A ocorrência foi irradiada, pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e logo as viaturas chegaram. Conseguimos detê-lo cerca de 500 metros do local do crime”, contou o sargento do 1º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), Devair Francisco.

O policial militar não soube precisar quantos golpes foram desferidos contra Silva. Entretanto, um agente da 1ª Companhia do 47º Batalhão de Policiamento do Interior (BPM/I) observou que uma delas havia atingido o abdômen da vítima. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o porteiro não resistiu e morreu no local. Uma suposta bainha (bolsa onde o criminoso guardava a faca) foi encontrada próximo ao corpo, mas a faca usada no crime não foi localizada.

O suspeito não teve a identidade revelada, mas segundo o sargento, o acusado tem passagem criminal por furto e acabou de deixar o sistema prisional. 

A motocicleta, constatou-se, era produto de furto em Rio Claro. “Ele disse que é de Rio Claro e veio a Campinas para praticar crimes”, contou o policial.

O suspeito foi detido e levado ao plantão da 2ª Delegacia Seccional, onde o caso foi registrado como tentativa de roubo seguido de homicídio, visto que o bandido não tinha pegado nada do porteiro e a tragédia aconteceu em um outro local e não o da tentativa de roubo.

O acusado foi encontrado com a troca de roupa usada no momento da fuga. Ele foi detido e ficará à disposição da Justiça. 

Final de semana

Uma pessoa foi morta a facadas e outra ficou gravemente ferida ao levar dois golpes de faca em duas ocorrências distintas neste final de semana em Campinas. Os autores não foram presos. 

Em um dos casos, na madrugada de domingo, um morador de um condomínio na região da Fazenda Roseira, perto do Hospital PUC-Campinas, irritou-se ao ter sua caminhonete Hillux arranhada pelo portão de entrada do empreendimento e agrediu o porteiro com duas facadas – na barriga e tórax. 

O morador estava sem a tarja de acesso no veículo e se aproveitou da entrada de outro carro para entrar no condomínio. No momento que passava, o portão, que é automático, fechou e arranhou a lataria do veículo. Irritado ele foi tirar satisfação com o funcionário, momento que houve a discussão e luta corporal. Moradores ouviram o barulho e chamaram a polícia. Na fuga, o homem bateu em outro carro e danificou o portão. 

Na madrugada do sábado, um homem foi morto com uma facada em um dos punhos, após uma briga, no Jd. Satélite Íris, região do Campo Grande. O corpo foi encontrado por moradores, na Rua Alcidio Rodelli. Ele teria tentado se defender do agressor, sendo golpeado próximo ao pulso. O caso será investigado. No entanto, testemunhas alegaram que instantes antes, um homem havia levado duas facadas nas costas, perto da empresa Pirelli, na mesma região da vítima fatal. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por