QUADRILHA HB20

Polícia prende integrantes de quadrilha de roubo a casas

Entre os dias 11 e 24 de março, o grupo praticou três assaltos a residências

Alenita Ramirez/[email protected]
09/04/2025 às 15:12.
Atualizado em 09/04/2025 às 15:12
Para a ação, os ladrões usavam um HB20 prata, que tinha na cobertura um Chevrolet Onix preto (Captura de Imagem)

Para a ação, os ladrões usavam um HB20 prata, que tinha na cobertura um Chevrolet Onix preto (Captura de Imagem)

Agentes do 13º Distrito Policial (DP) desmantelaram uma quadrilha que usava de violência para roubar moradores na região dos bairros Nova Campinas e Taquaral, em Campinas. Entre os dias 11 e 24 de março, o grupo praticou três assaltos a residências. Os criminosos tinham como forma de ataque render as vítimas no portão de casa, durante a saída ou chegada com o carro. Para a ação, os ladrões usavam um HB20 prata que tinha na cobertura um Chevrolet Onix preto, que era locado. O grupo ficou conhecido entre os policiais como a "quadrilha HB20". Dois dos quatro integrantes identificados foram presos temporariamente na manhã de ontem, durante operação que envolveu policiais do 1º, 3º e 4º DP´s e mais o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, em um total de 25 policiais civis. 

O grupo passou a ser investigado após um assalto a uma casa no Jardim Planalto, região do Nova Campinas, no dia 17 de março. Na ação, o grupo usou o HB20 para chegar ao local do crime. A polícia acredita que os criminosos são oportunistas e atacam quando os portões eletrônicos estão abrindo ou fechando. 

Eles agem sempre em três, mas um quarto comparsa fica na condução do HB20. Além desses, outros criminosos ainda agem na cobertura, com o Onix. Pelas imagens de câmeras de segurança que a Polícia Civil apreendeu, a abordagem começa com dois criminosos que descem do HB 20 no meio da rua e correm em direção do portão ainda aberto. Eles sempre estão armados. Após renderem a vítima, a dupla abre o portão e o terceiro bandido entra, também armado. 

As vítimas são rendidas e levadas para o interior da casa, onde são ameaçadas a entregarem os celulares e passarem senhas de bancos, além de indicar objetos de valores. Na fuga, são deixadas amarradas e presas em algum cômodo da casa, geralmente o banheiro. "Em um dos casos eles obrigaram as vítimas a fazerem PIX e em todos os casos são violentos e fazem ameaças", disse o delegado André Schmutzler Moreira. 

Além do Jardim Planalto, o grupo também assaltou uma casa no bairro Taquaral. No dia 24 de março, eles renderam um gerente que saia de casa para levar o filho de 7 anos à escola, no bairro Santa Genebra. O casal e a criança foram feitas reféns e deixadas amarradas no banheiro. "Através de câmeras de segurança conseguimos identificar o veículo Onix e descobrimos que ele era alugado. Com a identificação do dono do carro chegamos ao primeiro suspeito que dava cobertura nas ações. Depois chegamos aos três assaltantes", contou Moreira. 

Ao menos outras duas pessoas, além dos quatro identificados, fazem parte da quadrilha. Com a identificação dos suspeitos, os policiais pediram mandado de busca, apreensão e prisão em quatro endereços localizados em Campinas (Vila Padre Manoel de Nóbrega, Jardim Garcia e Bosque) e em Hortolândia - neste caso o bairro não foi informado. As ordens foram autorizadas pela 6ª Vara Criminal de Campinas. "Conseguimos prender dois deles na ação de hoje (ontem). E todos eles têm passagens criminais", disse o delegado. 

Os que foram presos têm 20 e 22 anos. Os que estão foragidos têm 51 e 52 anos. Segundo Moreira, as investigações seguem para identificar mais envolvidos na quadrilha e também para buscar novos crimes que já tenham sido cometidos pelos suspeitos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por