As investigações tiveram início com a apreensão, em março de 2021, de drogas que seriam enviadas para Portugal (Divulgação/ Polícia Federal)
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), uma operação para aprofundar investigações envolvendo uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas pelo modal aéreo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Segundo a PF, as investigações começaram a partir da apreensão de 16 kg de cocaína escondidos no interior de um simulacro de transformador de energia elétrica, em março de 2021. As drogas estavam sendo enviadas para Lisboa, Portugal.
O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 9ª Vara Federal de Campinas. O alvo da operação foi o responsável pela empresa de transformadores e pelo envio das drogas. O mandado foi cumprido no município de Munhoz de Melo (PR), os agentes apreenderam documentos e dispositivos eletrônicos.
A pena prevista para o crime de tráfico internacional de drogas pode chegar a 15 anos de prisão.
Os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Maringá (PR) e depois serão enviados para a Delegacia de Polícia Federal em Campinas.
Operação Alta Tensão
O nome da operação faz alusão à utilização de um simulacro de transformador de energia elétrica para ocultar a droga apreendida.