ROTA DO TRÁFICO

Polícia descobre quase 700 kg de drogas em carga de carnes

Cocaína e maconha estavam camufladas em caminhão frigorífico; motorista foi preso em flagrante

Alenita Ramirez/[email protected]
15/10/2024 às 15:16.
Atualizado em 15/10/2024 às 15:16
Policial recolhe drogas que estavam camufladas em caminhão frigorífico; no total, foram apreendidos 282 tijolos de maconha e 748 barras de
cocaína (Divulgação Dise)

Policial recolhe drogas que estavam camufladas em caminhão frigorífico; no total, foram apreendidos 282 tijolos de maconha e 748 barras de cocaína (Divulgação Dise)

Policiais civis da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Campinas apreenderam, na tarde do último sábado, quase 700 quilos de drogas camufladas em uma carga de carne e derivados. A maior parte do entorpecente era cocaína, destinada a São Paulo. A carga estava em um caminhão frigorífico, e o motorista foi abordado pelos agentes em Santa Fé do Sul, na região de Araçatuba, a 534 km de Campinas. O condutor, de 44 anos, foi preso em flagrante. 

Segundo o delegado titular da Dise, Glauco Ferreira, a interceptação ocorreu durante uma operação sobre o uso de cargas para transportar drogas de outros estados para a região de Campinas. Após 20 dias de investigação, a equipe obteve informações de que traficantes utilizariam um caminhão frigorífico para transportar a droga. "A investigação foi aprofundada, e descobrimos que um caminhão havia saído da região Centro-Oeste do país e feito uma parada suspeita em Santa Fé do Sul. Fomos até lá e interceptamos o caminhão na Rodovia Euclides da Cunha, em direção a São Paulo", relatou Ferreira. 

A carga, lacrada, partiu de Ji-Paraná, em Rondônia, e seria entregue na capital paulista. O caminhão foi levado para Campinas e transportado para um frigorífico no Jardim Paulicéia, onde foi aberto com os devidos cuidados. "Os tijolos de drogas estavam sobre a carga de carne. O lacre original foi rompido e substituído por outro", explicou Ferreira. 

O motorista do caminhão afirmou desconhecer a presença de drogas no veículo, negando envolvimento no caso e alegando inocência. Ele declarou ter sido contratado pela transportadora há aproximadamente dois meses. 

Em contato com representantes da transportadora, os policiais civis foram informados de que o motorista estava em sua rota regular. Contudo, notaram que, na cidade de Pontes e Lacerda (MT), ele realizou uma parada não prevista de aproximadamente 30 minutos na rodovia, durante a qual foi percebido um aumento da temperatura da carreta refrigerada. "As investigações continuam para identificar quem contratou o transporte e o destino da droga", disse o delegado. "Conseguimos retirar de circulação uma grande quantidade de drogas. Por ser um crime unilocal, ainda não sabemos de onde partiu", enfatizou Ferreira, destacando que a unidade especializada tem apreendido grandes quantidades de drogas neste ano, antes de chegarem a Campinas. 

No total, foram apreendidos 282 tijolos de maconha (215,8 kg) e 748 barras de cocaína, totalizando 455,1 kg de cocaína. "Foi um grande golpe no tráfico", destacou o delegado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por