Vítimas das ações eram abordadas em estacionamentos de shoppings
Os policiais localizaram o carro, um Hyundai i30, na garagem de uma casa (Rodrigo Zanotto)
Em uma ação conjunta, as polícias Militar (PM) e Polícia Civil desmantelaram na manhã desta segunda-feira (10), uma quadrilha especialista em roubo seguido de sequestro-relâmpago, com transferência de PIX. A maioria das ações do bando se concentra na região do Shopping Parque das Bandeiras. Um homem de 21 anos e outro de 27 anos foram presos.
O grupo, com ao menos quatro bandidos, é suspeito de fazer duas mulheres vítimas - uma delas de Hortolândia e outra de Campinas. O último assalto aconteceu neste final de semana. A vítima foi rendida quando estava no estacionamento do shopping, e foi levado dela cerca de R$ 50 mil. Uma moto e um carro usado no crime foram apreendidos.
Os suspeitos foram localizados depois que policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) compartilharam informações com o 1º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep). De posse do modelo e a placa do veículo usado pelos criminosos na cobertura da ação e em patrulhamento no Jardim Florence 2, os agentes localizaram o carro, um Hyundai I30, na garagem de uma casa. O padrasto do proprietário do carro saía para trabalhar e permitiu que os policiais entrassem no imóvel. No local também foi localizada a moto, que era de um inquilino e que mora em uma edícula nos fundos.
O dono da moto foi detido e levado para a 1ª DIG. O proprietário do carro não foi localizado em um primeiro momento, mas ele acabou preso tempo depois na casa. O celular de uma das vítimas foi encontrado com a namorada do dono do carro.
Modus operandi
De acordo com os policiais militares, os criminosos atacam vítimas distraídas, em estacionamentos de shoppings. Eles abordam quando o alvo está saindo com o veículo. Enquanto dois bandidos seguem com a vítima no carro dela, o I30 dá cobertura na ação de arrebatamento. A moto é usada para escoltar na liberação.
Neste último roubo, a vítima foi arrebatada por volta das 21h do sábado e liberada às 8h30 do domingo. A mulher foi levada para um cativeiro e chegou ser agredida pelos criminosos para revelar senhas. Os bandidos fizeram saques, compras e transferência por PIX. A vítima estava em Ford KA e foi liberada com o carro.
O mesmo modus operandi e os mesmos criminosos praticaram contra uma mulher moradora em Hortolândia e o celular dela estava com a namorada do dono do I30.
Outro lado
Em nota, o Shopping Parque das Bandeiras informou “que tomou conhecimento do ocorrido e que segue à disposição das autoridades. O empreendimento reforça que preza pela segurança de todos que frequentam diariamente o shopping”.