MOMENTOS DE TERROR

PM salva vidas no ataque de bandidos a hotel no Cambuí

Ação rápida e eficaz do Baep e da rádio patrulha resultou na prisão de 4 criminosos e evitou o pior Em mais uma iniciativa voltada

Alenita Ramirez/ alenita.ramirez@rac.com.br
30/08/2023 às 09:35.
Atualizado em 30/08/2023 às 09:35

Fachada de hotel no Cambuí, que foi alvo de ataque de bandidos (Alessandro Torres)

Quatro bandidos tocaram o terror na madrugada de terça-feira (29) em cinco funcionários de um hotel de luxo situado na esquina da Avenida Júlio de Mesquita com Rua Barreto Leme, no bairro Cambuí, em Campinas. Um deles, um jovem de 16 anos, protagonizou uma fuga cinematográfica pelas vias da cidade, culminando em uma colisão contra uma estação de parada do BRT na Avenida John Boyd Dunlop. O intento do grupo era acessar o cofre do hotel, porém seus esforços foram em vão. Um manobrista conseguiu escapar despercebido, solicitando auxílio em um edifício próximo. Em resposta, a Polícia Militar (PM) rapidamente cercou o perímetro, impedindo o prosseguimento da ação delituosa.

Os assaltantes não conseguiram adentrar às áreas destinadas aos hóspedes. Moradores das redondezas acordaram alarmados pela situação. Três dos cinco criminosos, entre eles um adolescente de 17 anos, foram detidos no subsolo de um condomínio residencial nas proximidades do hotel. O jovem de 16 anos, após a colisão na Avenida John Boyd Dunlop, também foi capturado. Um quinto envolvido ainda segue foragido. Durante a operação, os policiais apreenderam um simulacro de fuzil e uma munição de pistola calibre 9mm com o indivíduo de 17 anos. O grupo delinquente foi conduzido ao plantão do 1º Distrito Policial (DP), permanecendo à disposição das autoridades judiciárias.

A ação criminosa, ocorrida por volta das 3h de terça-feira, mobilizou tanto policiais do policiamento de área quanto membros do 1º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep). Embora tenham ocorrido disparos, nenhum ferido foi registrado. Os criminosos chegaram ao local em um Chevrolet Astra preto com insulfilm, veículo produto de roubo e com identificadores adulterados, detalhes que posteriormente foram descobertos pela polícia.

De acordo com Eliel Souza, segurança do hotel e vítima do acontecido, antes de invadirem o estabelecimento, os delinquentes percorreram a via para avaliar a movimentação. Após se retirarem temporariamente, retornaram pouco tempo depois e invadiram a área destinada ao desembarque de hóspedes. Um dos criminosos estava armado com um fuzil, que mais tarde foi encontrado abandonado no hotel pelas autoridades, revelando-se ser uma réplica.

"Eles estavam encapuzados e alertei os colaboradores para ficarem atentos, pois iriam assaltar. Eu saí para fora com o manobrista para ligar para a polícia, mas eles voltaram com o farol alto e jogaram o carro para cima de mim e me renderam", contou Souza.

O manobrista que acompanhava o segurança estava posicionado próximo ao muro do hotel, conseguindo evitar a detecção por parte dos criminosos. Souza foi conduzido para o interior do hotel, juntamente com outros quatro funcionários, sendo mantido como refém. As vítimas foram levadas para a área de recepção, onde foram forçadas a se deitar no chão e tiveram suas mãos e pernas amarradas com abraçadeiras do tipo "enforca gato".

Segundo Souza, os assaltantes agiram com muita violência e fizeram ameaças de morte o tempo todo, enquanto exigiam o acesso ao cofre do hotel. Os criminosos roubaram celulares e equipamentos eletrônicos que estavam em posse das vítimas, bem como aqueles expostos na área da recepção. Uma das vítimas relatou ter sofrido agressões na cabeça por parte dos criminosos, conforme afirmou a polícia.

Enquanto os funcionários eram mantidos sob a mira de armas, o manobrista que havia conseguido escapar da abordagem conseguiu buscar auxílio em um edifício adjacente, solicitando intervenção policial. "Sou grato à atuação da polícia, tanto do Baep quanto da Polícia Militar (referindo-se às viaturas de patrulha), que coordenaram a contenção eficaz e rápida, culminando na captura dos meliantes", declarou o segurança.

De acordo com Souza, a ação da PM evitou uma potencial tragédia, já que os criminosos haviam se apossado de garrafas de vinho, com a intenção de quebrá-las para utilizar os cacos como ameaças, e estavam buscando facas na cozinha para empregá-las como armas. "Quando a polícia chegou, os bandidos apontaram suas armas na direção dos policiais, entretanto, os policiais responderam com dois tiros, levando-os a fugir pelos fundos, pulando primeiro sobre a piscina e, em seguida, o muro", detalhou Souza.

Durante a escapada, três dos suspeitos foram interceptados nas dependências subterrâneas de um condomínio para onde buscaram refúgio. De acordo com residentes, o edifício é dotado de um sistema de segurança que restringe o acesso aos elevadores somente a pessoas com chaves. Aqueles que entram não conseguem sair, o que dificultou a tentativa de evasão dos bandidos.

O indivíduo que portava a pistola conseguiu escapar com a arma em mãos. As câmeras de segurança registraram a movimentação e a fuga dos criminosos pelo prédio vizinho. Embora tenham tentado deixar o local através da portaria blindada, os esforços se mostraram infrutíferos, uma vez que um cerco policial foi prontamente estabelecido.

O adolescente de 16 anos, em depoimento à polícia, admitiu que havia sido contratado para dirigir o veículo e proporcionar fuga aos comparsas. Em sua tentativa de evasão, ele percorreu diversas vias, ocasionalmente trafegando na contramão e desobedecendo semáforos vermelhos. Além disso, o jovem adentrou na faixa exclusiva do BRT, até que perdeu o controle do carro e colidiu contra a plataforma da estação na Avenida John Boyd Dunlop. No interior do veículo, foram encontrados uma capa de celular com anotações escritas, uma touca vermelha e uma camiseta de um time de futebol inglês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por