SUFOCANDO A BANDIDAGEM

PM prende três em operação contra o crime no Pq. Cidade

Um quarto indivíduo foi detido por receptação e outro homem procurado pela Justiça foi capturado

Alenita Ramirez/ [email protected]
21/07/2023 às 14:57.
Atualizado em 21/07/2023 às 14:57
48º Batalhão de Policiamento da Polícia Militar no Interior bloqueou as principais vias de acesso ao Matão (Alenita Ramirez)

48º Batalhão de Policiamento da Polícia Militar no Interior bloqueou as principais vias de acesso ao Matão (Alenita Ramirez)

Três homens foram presos por tráfico de drogas na manhã de quinta-feira (20), no bairro Parque Cidade, que marca o limite entre Sumaré e Campinas, durante a Operação Saturação, conduzida pela Polícia Militar (PM). Essa operação visava combater os crimes de roubo e furto de veículos, além de roubos a pedestres na região do bairro Matão, em Sumaré. Além disso, um quarto indivíduo foi preso por receptação e outro homem foi capturado por ser procurado pela Justiça. Durante a ação, o 48º Batalhão de Policiamento da Polícia Militar no Interior (BPMI) bloqueou as três principais vias de acesso ao bairro Matão e também realizou patrulhamento em outros bairros.

O capitão da PM, Raphael Daher, destacou que o objetivo da operação era prevenir crimes e reduzir os índices criminais para proporcionar maior sensação de segurança à população.

Os suspeitos de tráfico foram abordados pela equipe do Força Tático, que patrulhava a "divisa de área" no Parque Cidade e avistou um homem carregando uma pochete na Rua Olímpio de Lima Gonçalo. Ao perceber a presença dos policiais, o homem tentou fugir, mas os agentes de segurança pública realizaram um cerco e exploraram duas vielas existentes no bairro na busca pelo suspeito. Apesar dos esforços, não conseguiram localizá-lo. Contudo, ao retornarem às viaturas em uma das vielas, os policiais sentiram um forte cheiro de drogas vindo de um dos barracos e perceberam que o homem suspeito, que haviam visto anteriormente na rua, estava deixando o local. 

Ele foi abordado e, durante a revista da pochete, foram encontradas drogas. O sargento Souza relatou que o suspeito confessou a presença de mais entorpecentes no barraco e permitiu a entrada dos policiais.

"Havia mais uma pessoa, que foi detida. Encontramos uma grande quantidade de drogas neste local. Eles confessaram que em outra casa nas proximidades havia mais drogas e uma equipe foi até o local e encontrou mais drogas e mais uma pessoa", contou Souza.

A apreensão incluiu maconha, crack, skunk e cocaína, além de pinos vazios utilizados para o armazenamento das substâncias ilícitas. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP) de Campinas, uma vez que as vielas em questão estão localizadas na divisa da cidade. A quantidade total de drogas estava sendo contabilizada até o encerramento desta reportagem.

"A operação teve início na segunda-feira nesta região e vem surtindo um resultado excelente. Claro que houve trânsito nos bloqueios e isso causa reclamações, mas depois a população viu que a ação era para ajudar no combate a criminalidade", explicou o capitão.

Durante os bloqueios, as motocicletas foram o principal alvo, pois são amplamente utilizadas pelos criminosos para a prática de delitos na cidade. Durante a operação, os policiais também apreenderam uma moto com indícios de adulteração.

De acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a região do 4º Distrito Policial (DP), localizada no bairro Matão, apresentou, de janeiro a maio deste ano, um total de 85 casos de roubos diversos e 66 de roubo de veículos. Comparando com o mesmo período do ano passado, houve uma queda nos números de roubos gerais, já que foram registrados 97 casos em 2021. No entanto, os roubos de veículos aumentaram, pois foram 30 casos no ano anterior, representando um aumento para 66 casos neste ano.

Quanto aos furtos, que envolvem invasões a residências na ausência dos moradores ou o roubo de veículos quando estacionados em vias públicas ou locais diversos, sem o uso de força, foram registrados 149 casos gerais e 32 casos de veículos levados neste ano. Em comparação ao ano passado, quando foram registrados 125 furtos gerais e 31 de veículos, houve um aumento nesses números.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por