'Dollaro Bucato II'

PF de Campinas faz operação contra crimes no sistema financeiro

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos nos estados de São Paulo e Goiás nas cidades de Campinas, São Paulo, Santo André, Itapira e Goiânia

Do Correio.com
28/07/2022 às 09:42.
Atualizado em 28/07/2022 às 09:42

A polícia constatou milhares de operações financeiras, feitas por pessoas físicas e jurídicas, direcionadas a remessas não autorizadas de capitais para o exterior, em especial para a Ásia. (Reprodução/ Polícia Federal)

A Polícia Federal de Campinas cumpre, na manhã desta quinta-feira (28), 12 mandados de busca e apreensão contra crimes relacionados ao sistema financeiro nacional em operações de câmbio ilegais e evasão de divisas.

Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas nos estados de São Paulo e Goiás nas cidades de Campinas, São Paulo, Santo André, Itapira e Goiânia. Os alvos são oito pessoas e quatro empresas envolvidas. 

A polícia constatou milhares de operações financeiras, feitas por pessoas físicas e jurídicas, direcionadas a remessas não autorizadas de capitais para o exterior, em especial para a Ásia.

As operações envolviam movimentação de moeda no estrangeiro por meio do processo conhecido como dólar-cabo, além de câmbio de moeda em território nacional, uso de empresas de fachada, operações de importações fictícias e direcionamento de capital para empresa que comercializava criptoativos.

Segundo as investigações, nos últimos dois anos as fraudes somaram mais de R$ 1 bilhão. Cerca de R$ 230 milhões passaram por empresas de fachada, sem atividade operacional, e com capital social incompatível com os valores movimentados.

"Estima-se que o esquema tenha movimentado e remetido para o exterior valores provenientes de outras práticas criminosas, tais como pirâmides financeiras, descaminho, contrabando e tráfico de drogas", diz a Polícia Federal.

As penas previstas para os crimes investigados (operação de câmbio ilegal e evasão de divisas) somadas podem chegar a 10 anos de prisão.

Operação Dollaro Bucato II

A atual investigação é um desdobramento da primeira fase da operação, que ocorreu nos anos de 2019 e 2021.

O nome da operação faz alusão à atividade ilegal de câmbio e evasão de divisas, significando em italiano dólar de lavanderia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por