Operação Lotter

PF cumpre mandados contra fraudes no Auxílio Emergencial

Ordens judiciais foram cumpridas na manhã desta terça-feira (12) em Paulínia e Tatuí

Do Correio.com
12/07/2022 às 10:04.
Atualizado em 12/07/2022 às 10:04
 (Divulgação/ PF)

(Divulgação/ PF)

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (12) mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa especializada no desvio de recursos do Auxílio Emergencial.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Lotter que cumpriu três mandados expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, sendo dois na cidade de Paulínia e um na cidade de Tatuí.

Segundo a PF, através do material apreendido na primeira fase foi possível reunir indícios de que os novos e atuais investigados nessa segunda fase também teriam participado do esquema criminoso de desvio.

O grupo utilizava programas de computadores para invadir a conta dos beneficiários e transferir o dinheiro para a conta dos próprios criminosos através de boletos bancários e transações eletrônicas.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato, falsidade ideológica e formação de organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a quase 30 anos de prisão.

A Operação Lotter

A primeira fase da operação foi deflagrada em 2021, quando foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão (6 em Paulínia e 2 em Sumaré) e um mandado de prisão temporária (em Paulínia), também expedidos pela 9ª Vara Federal em Campinas.

O nome da operação se refere ao modo eletrônico utilizado pelos criminosos para fraudar as contas, já que Lotter se refere a usuários que se utilizam da internet para enganar os outros, aproveitando-se da boa-fé ou fragilidade dos outros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por