AÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Perseguição termina em dois bandidos presos e PM ferido

Ação começou às 7h no bairro Cidade Jardim, seguiu pela Av. Amoreiras e acabou no Ouro Verde

Alenita Ramirez/ [email protected]
14/07/2023 às 14:41.
Atualizado em 14/07/2023 às 14:41
Motocicletas utilizadas pelos criminosos para fugir da perseguição policial, que se iniciou no bairro Cidade Jardim e terminou no Ouro Verde (Alenita Ramirez)

Motocicletas utilizadas pelos criminosos para fugir da perseguição policial, que se iniciou no bairro Cidade Jardim e terminou no Ouro Verde (Alenita Ramirez)

Uma perseguição a dois criminosos ocorrida na manhã de quinta-feira (13), em Campinas, resultou na recuperação de quatro motos, na prisão de dois suspeitos e em um policial militar do patrulhamento de motos (RPM) com a perna direita quebrada. A ação teve início por volta das 7h no bairro Cidade Jardim, quando uma equipe de patrulhamento de área, conhecida como viatura de quatro rodas, testemunhou um assalto a um motociclista que estava em uma MT 09 azul. A perseguição envolveu diversas viaturas e o Helicóptero Águia.

O crime ocorreu nas proximidades da base do Corpo de Bombeiros. A vítima, que se dirigia a um exame admissional, foi abordada por três criminosos que estavam em uma Yamaha MT 700 vermelha, roubada na Vila União no último dia 5, e em uma moto BMW furtada de um trabalhador no bairro Cambuí na quarta-feira (12). Dois dos bandidos estavam na BMW. O garupa assumiu a moto da vítima e os três começaram a fugir pela Avenida das Amoreiras em direção ao distrito do Ouro Verde.

Na altura da Vila Rica, o criminoso que conduzia a BMW perdeu o controle da moto ao passar por uma lombada e caiu. Ele abandonou a moto no local e subiu na garupa da MT vermelha, e o trio continuou a fuga nas duas Yamahas. Um alerta foi emitido para outras equipes de patrulhamento, mas durante a perseguição, os policiais perderam os ladrões de vista.

Uma equipe RPM, que já possuía informações sobre o assalto e características dos veículos envolvidos, estava patrulhando a Avenida Ruy Rodrigues e avistou as duas motos. Eles iniciaram uma perseguição aos assaltantes, mas um dos policiais de moto foi fechado por um carro cujo condutor furou o semáforo vermelho em um dos cruzamentos da via, resultando em um acidente. O policial sofreu fraturas expostas na perna direita e foi levado à Santa Casa, onde passou por cirurgia.

Aproveitando-se do acidente, os criminosos continuaram em fuga. No entanto, outra equipe RPM que estava à frente da avenida os avistou e deu continuidade à perseguição. Nas proximidades do Hospital Ouro Verde, os ladrões se separaram, e o piloto da moto vermelha, acompanhado pelo garupa, seguiu em direção à Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães. Os policiais continuaram seguindo a MT azul da vítima, mas acabaram perdendo o suspeito de vista na Avenida Camucim. Após algum tempo de patrulhamento, os agentes encontraram a moto abandonada no final da Vila Vitória.

Durante a perseguição aos criminosos, o helicóptero Águia estava dando apoio, e quando as duas motos se separaram, a equipe aérea continuou acompanhando a dupla na moto vermelha. Uma equipe de patrulhamento rural da PM, que estava na região da Avenida John Boyd Dunlop, deparou-se com os suspeitos e passou a segui-los. "Eles foram para o bairro Bassoli e deram várias voltas. Em determinado momento, o garupa desceu e roubou uma CG preta, voltando em direção ao Ouro Verde. Ele abandonou a moto no Projeto Uruguai e fugiu a pé. A moto tinha rastreador e foi encontrada pelo proprietário", relatou o soldado Rafael Santana, da equipe RPM1.

O piloto da MT 09 vermelha se perdeu em uma rua do Jardim Bassoli e colidiu com um poste de iluminação. Mesmo ferido, ele tentou fugir para uma mata, mas foi perseguido pela equipe de patrulhamento rural e detido. O suspeito, de 19 anos e sem antecedentes criminais, foi socorrido no Pronto Socorro Campo Grande, recebeu tratamento médico e foi encaminhado para a 2ª Delegacia Seccional.

No momento que a equipe de Santana seguia para a Seccional, deparou com um suspeito de envolvimento no crime, em uma moto de baixa cilindrada, transitando em sentido contrário às viaturas. Os agentes detiveram o homem e o conduziram à delegacia. Ele foi reconhecido pela vítima da MT azul como sendo o bandido armado que a rendeu. Ele possui histórico de roubos.

"Eles fazem parte de grupos que roubam motos de alta cilindrada, usam os veículos para outros roubos e depois passam as motos para serem vendidas ou retirada as peças", disse Santos. Até às 13h20, a ocorrência ainda estava em andamento. Os donos das motos usadas no crime foram chamados para reconhecimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por