crime

Pastor morre após ser baleado durante tentativa de assalto em Hortolândia

Acusado foi preso logo depois, próximo à casa da vítima, que foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Alenita Ramirez/ [email protected]
14/12/2022 às 10:09.
Atualizado em 14/12/2022 às 10:09
Residência do pastor (à dir.), no Parque São Miguel, em Hortolândia, onde a vítima foi baleada pelo bandido (Gustavo Tilio)

Residência do pastor (à dir.), no Parque São Miguel, em Hortolândia, onde a vítima foi baleada pelo bandido (Gustavo Tilio)

Um pastor evangélico de 36 anos foi baleado na cabeça por um bandido ao tentar defender a família de uma tentativa de assalto, na madrugada de terça-feira (13), no Parque São Miguel, em Hortolândia. Levi Araújo de Souza chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Estadual de Sumaré (HES), onde ficou internado em estado grave. Porém, ele não resistiu e morreu no início da noite

O criminoso, identificado como Felipe Jesus de Sousa, de 28 anos, foi preso pouco tempo depois, a cerca de um quilômetro do local do crime, quando fugia a pé. Ele não levou nada de material das vítimas.

A tentativa de roubo ocorreu por volta das 3h30, na casa da família, que fica na Travessa José Lúcio Martins dos Santos. O casal e as filhas, de 10 e 6 anos, dormiam, quando eles acordaram com o barulho em uma das portas do imóvel. O cachorro da família, um viralata, estava dentro da casa.

Vizinho ouviu

“Acordamos por volta das 2h40 com os latidos dos meus cachorros no quintal. Eu e minha irmã saímos para fora e vimos que os animais estavam agitados e pulavam no muro. Pedimos para os cachorros ficarem calmos e entramos. Cochilei e ,algum tempo depois, acordamos com um tiro”, contou a autônoma Caroline Marques, de 25 anos, que é vizinha de muro da residência das vítimas.

A suspeita é a de que o bandido tenha invadido a casa do pastor escalando a parede da edícula de Caroline, que dá para um terreno baldio nos fundos, e passado sobre o telhado. Na sequência, ele teria pulado o muro lateral da casa da vítima e caído no quintal. Imagens de câmeras de vigilância da rua mostram apenas o criminoso pulando para a rua depois do tiro e depois correndo na via, que é sem saída e dá acesso a uma área rural, com mato alto e uma lagoa.

Vizinhos contaram que ouviram gritos de socorro e o alerta de “tem ladrão!”. Em seguida, um disparo. O pastor foi encontrado na garagem, no quintal da casa. A filha mais velha do casal relatou aos vizinhos que o pai havia entrado em luta corporal para defender as meninas e a mulher. “Até agora estou em estado de choque. Foi muito assustador. Ela pedia socorro e não falava mais nada. O tiro foi baixo, como o de um à queima-roupa”, disse uma educadora infantil, de 37 anos, que preferiu não ser identificada.

Com base nas características informadas pela esposa do pastor e das filhas, os policiais militares conseguiram localizar o suspeito na comunidade Santa Fé, nas imediações da Câmara dos Vereadores. O suspeito usava roupas pretas com detalhes vermelhos nas calças e chegou a tentar fugir ao avistar a viatura, mas foi detido. Ele estava a pé e confessou ter atirado na vítima, alegando que não tinha a intenção de matar. Atirou porque a mesma reagiu. Com ele, os agentes localizaram uma garrucha de calibre 38, com uma munição deflagrada.

Vizinhos suspeitam da participação de uma moto no caso, mas nas imagens o veículo não aparece. Horas antes do crime, uma moto foi furtada na rua paralela a onde mora a família.

Embora morando há cerca de um ano no endereço, a família foi descrita como reservada. A reportagem apurou que a mulher do pastor havia comprado um colchão por meio de mensagens do WhatsApp, combinando a entrega para a segunda-feira (12), o que não ocorreu.

“A gente não sabe se isso foi coincidência ou não, mas acreditamos que a polícia vai apurar isso. É muito estranho, pois aqui é bem tranquilo e o máximo que acontece são furtos”, comentou uma vizinha.

Souza era pastor da Igreja Adventista e, recentemente, havia aceitado o convite para assumir nos próximos dias o distrito pastoral de Itapeva, segundo postagem feita por ele em sua página no Facebook, na madrugada do domingo. O culto de despedida na igreja de Hortolândia, onde ele ficou por quatro anos à frente do ministério, foi realizado no último sábado. Em nota, divulgada nas redes sociais, antes do anúncio da morte dele, o ministério pediu orações pela vida dele.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por