EM VINHEDO

Operação desfaz esquema de furto de caminhonete de luxo

Ação conjunta da Polícia Civil e Guarda Municipal captura em flagrante dois suspeitos na região

Alenita Ramirez/ [email protected]
16/08/2023 às 09:19.
Atualizado em 16/08/2023 às 09:20
Imagem de câmera de segurança flagra momento em que bandido arromba porta de veículo em Vinhedo (Divulgação)

Imagem de câmera de segurança flagra momento em que bandido arromba porta de veículo em Vinhedo (Divulgação)

Em uma ação coordenada entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal (GM) de Vinhedo, um grupo especializado em furtos de caminhonetes foi desarticulado na tarde de segunda-feira (14). A operação resultou na prisão em flagrante de dois indivíduos, um de Campinas e outro de Sumaré, que estavam envolvidos em furtos de placas de carros. As investigações realizadas pela equipe de policiais civis da cidade revelaram que o modus operandi do grupo criminoso consistia em furtar placas de veículos estacionados em frente a escolas, departamentos públicos e prédios, para posteriormente utilizá-las para burlar o sistema de monitoramento da "muralha digital" da GM.

A ação dos criminosos chamou a atenção das autoridades após o Centro de Operações Integradas (COI) da Guarda Municipal detectar a presença da dupla na cidade. O Setor de Investigações Gerais (SIG) da delegacia local também desempenhou um papel crucial nas investigações, identificando uma série de furtos de caminhonetes Hilux ocorridos nos últimos 20 dias na região central da cidade. Imagens capturadas por câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais flagraram um dos furtos em ação.

Os crimes aconteceram nos dias 31 de julho e dia 3 deste mês. No primeiro, os criminosos levaram uma caminhonete modelo 2021. No segundo, uma Toyota modelo 2022. Nas duas ações, os criminosos usaram um veículo Nissan Livínia, que os investigadores através de cruzamentos de dados pelo COI, descobriram a placa e que o carro estava irregular, com a documentação e prestações atrasadas.

A partir da identificação da placa, os policiais civis e os guardas municipais passaram a monitorar a entrada e saída de veículos neste modelo, com ênfase no emplacamento. Na segunda-feira (14), a central detectou a entrada do carro na cidade e passou a fazer o acompanhamento dele. A GM descobriu que o carro era ocupado por dois homens, que, por volta das 10h15, furtaram um par de placas de um carro estacionado perto de uma escola.

Após o crime, os guardas seguiram com a monitoração e para evitar a fuga dos criminosos, foi feita a abordagem. No veículo, agentes municipais localizaram no carro o par de placas furtado e dois módulos para ignição de veículos, além de alicates e outros materiais utilizados para a prática do crime.

"As placas seriam coladas por cima da placa original da caminhonete que seria furtada. Eles (criminosos) fazem isso para manipular o monitoramento e sair sem ser notados pelo sistema. Os criminosos procuram carros perto de prédios públicos ou escritórios para furtar as placas porque sabem que o proprietário só vai perceber o furto no final do dia e com isso, não haverá nenhum registro de furto no sistema", explicou um investigador, que não quis ser identificado. Um dos suspeitos mora no bairro Matão, em Sumaré, e o outro no Jardim Santa Cruz, em Campinas. Eles têm idades entre 25 e 30 anos.

ALTO LUXO

Em maio deste ano, policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Campinas, prenderam um homem suspeito de integrar uma quadrilha de furto de caminhonetes de luxo na região. A prisão ocorreu no âmbito da operação "Alto Luxo", que cumpriu mandados em Campinas, Valinhos, Pedreira e Bragança Paulista. Ao todo, cinco mandados de prisão e outros seis de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça na época. Os outros quatro alvos foram considerados foragidos. O suspeito preso foi em Campinas. Na época, os policiais apreenderam um módulo usado para dar partida nos veículos furtados e um kit multimídia do modelo de carro alvo das quadrilhas, que são as Toyotas Hilux.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por