EM HORTOLÂNDIA

Onda de furtos põe em alerta os moradores da região do Rosolem

Segundo eles, delitos que já aconteciam no bairro aumentaram consideravelmente nos últimos meses

Alenita Ramirez/ [email protected]
07/02/2023 às 09:28.
Atualizado em 07/02/2023 às 09:28
Avenida comercial no Jd. Nossa Senhora de Fátima: nem os cabos de energia de semáforo escapam dos criminosos (Rodrigo Zanotto)

Avenida comercial no Jd. Nossa Senhora de Fátima: nem os cabos de energia de semáforo escapam dos criminosos (Rodrigo Zanotto)

Uma onda de furtos a estabelecimentos comerciais e casas no Jardim Nossa Senhora de Fátima, na região do Jardim Rosolem, em Hortolândia, está assustando moradores e comerciantes. De acordo com eles, os crimes já aconteciam no bairro, mas aumentaram consideravelmente nos últimos meses. Os ataques costumam ocorrer no período noturno e, em alguns casos, as invasões são cometidas por três homens, supostamente moradores em situação de rua, sendo um deles deficiente físico, porque usa muletas.

Diversos estabelecimentos no bairro já foram alvo de criminosos, que levam tudo o que possa ser transformado rapidamente em dinheiro. “Há locais que foram furtados mais de uma vez. Por aqui está impossível”, exasperou-se uma operadora de caixa de um restaurante, que pediu para não ser identificada.

De acordo com os relatos, os ladrões não perdoam nem mesmo os cabos de energia de semáforos, que já foram levados diversas vezes. “Os bandidos atacam residências e estabelecimentos comerciais para levar o que estiver dentro. Enfim, o bairro está carente de patrulhamento policial. Estamos com diversos usuários de crack andando em nosso bairro, causando transtorno e levando pânico aos moradores e comerciantes”, relatou um motorista de 40 anos, que pediu para não ser identificado. 

“Agora, com a volta às aulas, retorna também o medo dos pais em relação à segurança de seus filhos, que vão para a escola a pé, tornando-se vítimas fáceis para a prática do roubo a celulares. Assim como as pessoas que saem para trabalhar”, acrescentou.

De acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgada no final do mês passado, o 1º Distrito Policial (DP) de Hortolândia, que responde pela região do Jardim Rosolem, fechou 2022 com o registro de 746 furtos e 522 roubos. Em toda a cidade, foram registrados 1.599 ocorrências de furtos e 972 de roubos.

Em nota, o comando do 48º Batalhão de Policiamento Militar do Interior (BPM/I) informou que são realizados trabalhos preventivos mediante programas de policiamento de Radiopatrulha, Ronda Escolar, Força Tática, Rocam e Comunitário.

“A Polícia Militar exerce suas atribuições constitucionais com base no Plano de Policiamento Inteligente, que abrange seus sistemas operacionais, permitindo a gestão da atividade fim da Polícia Militar em todos os seus programas de policiamento e mantendo-se diuturnamente nas ruas, realizando policiamento ostensivo, preventivo e a manutenção da ordem pública, por meio de operações de inteligência, bem como contando com a colaboração do cidadão para fornecimento de informações contra o crime, através de denúncias pelos telefones de emergência 190 e canal de disque denúncia 181”, citou no documento, frisando que a participação dos cidadãos ajuda as polícias a acompanhar a dinâmica dos crimes e o emprego das modalidades de policiamento, de maneira que se busque a prevenção e a redução dos delitos. 

“Outro fator importante é a integração com os outros órgãos que também são responsáveis pela segurança, tais como a Polícia Civil, as Guardas Municipais, o Ministério Público, o Poder Judiciário e os Conseg”, frisou a nota. 

De acordo com o comando, apenas no 4° trimestre de 2022, 43 pessoas foram presas em flagrante, 50 veículos recuperados e sete armas apreendidas. “Quanto a furtos em residências, registramos 30 ocorrências em um total de 90 dias. Por isso, é importante que a população faça o boletim de ocorrência referente a esses delitos e participe de reuniões do Conseg (Conselho de Segurança) para otimizar o trabalho realizado pela corporação e demais órgãos da segurança pública. Todos esses órgãos trabalham em favor da segurança da população e no combate ao crime. Desta forma, trabalhando juntos, os resultados são potencializados”, mencionou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por