preocupação

Onda de crimes assusta moradores do Matão, em Sumaré

População se mantém alerta e evita sair de casa com celular

Do Correio Popular
14/10/2022 às 09:22.
Atualizado em 14/10/2022 às 09:22

População se mantém alerta e evita sair de casa com celular (Reprodução)

Uma onda de roubos e furtos há mais de dois meses vem assustando os moradores da região do Matão, em Sumaré, que estão mudando seus hábitos e até pensam em se mudar de local. Os crimes, a maioria furtos, são praticados por três criminosos e dois carros, em ações distintas. Ora um Honda Civic, ora um Celta de cor escura. O trio - um deles menor - já foi detido pela Guarda Municipal (GM), mas ainda assim, segundo os comerciantes, os furtos e roubos continuam. 

“A gente não sabe se é uma quadrilha, mas um dos ladrões, por ser menor de idade, deve ser solto, voltando para a prática criminosa novamente”, comentou uma moradora, que preferiu não ser identificada. 

Na semana passada, uma farmácia foi alvo dos criminosos por duas vezes. Eles renderam clientes e fugiram com produtos e dinheiro do caixa. 

No final do mês passado, o mesmo grupo fez três furtos seguidos em menos de duas horas. Os estabelecimentos eram todos próximos. Em uma padaria, eles tentaram arrombar uma porta do estabelecimento e, como não conseguiram, forçaram uma janela para entrar no local. 

Além de levarem alguns produtos e dinheiro do caixa, ele tentaram furtar uma TV, mas ela estava equipada com sistema de segurança. Fora isso, deixaram o local todo bagunçado. O prejuízo do comerciante foi de cerca de R$ 4 mil. 

Próximo à padaria, eles também invadiram uma casa de carnes. Pelas imagens gravadas pelo sistema de monitoramento do local, os ladrões tentaram arrombar uma porta de aço e como não conseguiram, deixaram o estabelecimento, mas depois de algum tempo voltaram e forçaram a porta até que ela se abrisse. Dentro do comércio, pegaram dinheiro do caixa e uma TV.

“Além do comércio, também atacam residências. A gente tem medo de sair à noite e com celular. Estamos mudando os nossos hábitos. É frequente a ronda das polícias, mas, infelizmente, a viatura nunca está no momento em que eles (bandidos) aparecem”, comentou uma operadora de caixa de um mercado, que não quis ser identificada. 

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de janeiro e agosto deste ano mostram que o índice de furtos – exceto de veículo – aumentou em 16,23% na região de abrangência do 4º Distrito Policial (DP), de Sumaré, quando comparado com igual período de 2021. No ano passado, a unidade registrou 191 queixas e, neste ano, somam 222. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por