DIETA INDIGESTA

Mulher é presa em Viracopos com cocaína no estômago

Passageira tentava embarcar para Orly, na França, após ingerir 100 cápsulas da droga

Alenita Ramirez/[email protected]
05/04/2025 às 13:54.
Atualizado em 05/04/2025 às 13:54
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Shield, ação anual da PF de combate a crimes na aviação civil e ao tráfico nacional e internacional (Divulgação)

A prisão ocorreu no âmbito da Operação Shield, ação anual da PF de combate a crimes na aviação civil e ao tráfico nacional e internacional (Divulgação)

Uma brasileira de 36 anos foi presa anteontem à noite no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com 100 cápsulas de cocaína ingeridas,. A passageira tentava embarcar para Orly, na França, quando o serviço de inteligência da Polícia Federal (PF) a identificou durante ação de fiscalização. Ela é a primeira suspeita a ser presa este ano transportando drogas para a Europa dentro do corpo. Até anteontem, sete pessoas já foram detidas e presas no Terminal de Passageiros por tráfico de drogas. O recorde de cápsulas ingeridas foi registrado em janeiro do ano passado, quando um brasileiro de 23 anos foi detido com 127 cápsulas de cocaína no estômago. 

A prisão de anteontem foi realizada no âmbito da Operação Shield, uma ação anual da PF de combate a crimes na aviação civil e ao tráfico nacional e internacional de drogas. A Shield, que em português quer dizer escudo, teve início em janeiro deste ano e seguirá até 31 de dezembro e conta também com apoio da Receita Federal. 

Para manter a investigação em sigilo, a PF não informou a origem da viagem da brasileira. Ela foi encaminhada para atendimento médico para expelir as cápsulas e, posteriormente, deve ser apresentada à Justiça. No período em que fica no hospital, a suspeita fica escoltada por agentes de segurança pública. O crime de tráfico internacional de drogas tem pena prevista de até 25 anos de prisão. 

De acordo com os peritos da PF, cada cápsula pode pesar entre 10 e 15 gramas de cloridrato de cocaína e, geralmente, os transportadores ou mulas, como são chamados popularmente, podem ingerir no máximo em torno de 100 cápsulas. 

Com esta apreensão, a Operação Shield soma oito presos e um total de 20 quilos de maconha e 32 quilos de cocaína apreendidos até anteontem - sem contar a droga que ainda será pesada nesta ocorrência. 

RECORDES 

No final de janeiro de 2024, um brasileiro de 23 anos foi preso em Viracopos com 127 cápsulas de cocaína no estômago. Foi a maior quantidade de cápsulas com entorpecente localizada dentro de um corpo humano pela PF campineira até então. Na época, na mesma fiscalização, os agentes federais também prenderam outro passageiro de origem húngara, de 37 anos, com 110 cápsulas ingeridas. Até então naquela época, a maior quantidade ingerida foi registrada em 2023 com 110 cápsulas. No ano passado, o brasileiro e o húngaro também tinham como destino Orly, na França. 

Em coletiva de imprensa no ano passado sobre tráfico internacional de drogas, o delegado-chefe da PF, Edson Geraldo de Souza, comentou que em casos de flagrantes envolvendo pessoas com drogas no estômago, o primeiro passo emergencial é conduzir o suspeito para o hospital, já que as cápsulas podem se romper e levar a mula à morte por overdose. Após expelir a droga, o detido é levado para a delegacia e na seqüência encaminhado para um presídio. 

Apesar da medida preventiva, os traficantes revestem as cápsulas com látex resistentes, que não estoura tão fácil. Porém, há riscos. Em 2024, a Operação Portão Oito realizou 24 flagrantes, com 49 presos, sendo dez deles de origem estrangeira e 28 homens.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por