PROCESSO CRIMINAL

Ministério Público denuncia vereador de Sumaré por homicídio

Sirineu Araujo (PL) é acusado de matar um ex-presidiário

Alenita Ramirez
20/03/2024 às 09:01.
Atualizado em 20/03/2024 às 09:01
Sirineu Araujo (PL) é acusado de matar um ex-presidiário (Câmara de Sumaré/Divulgação)

Sirineu Araujo (PL) é acusado de matar um ex-presidiário (Câmara de Sumaré/Divulgação)

O Ministério Público (MP) de Sumaré formalizou uma denúncia junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) contra o vereador Sirineu Araujo (PL), de Sumaré, pelo homicídio de Rafael Emídio da Silva, ex-presidiário de 39 anos, ocorrido em agosto do ano anterior. Silva foi vítima de disparos de arma de fogo seguidos por atropelamento em via pública. Na semana passada, a Polícia Civil havia encerrado sua investigação, indiciando o vereador pelo crime. Araújo alegou legítima defesa, contudo, o delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Lúcio Antônio Petrocelli, após minuciosa apuração, concluiu tratar-se de homicídio doloso, caracterizado pela intenção de matar.

A denúncia foi formalizada pelo promotor de Justiça Ricardo Gerhardinger Schade, que solicita o julgamento popular do parlamentar, buscando sua condenação por homicídio qualificado pela impossibilidade de defesa da vítima.

Além disso, o MP destaca em sua petição que as investigações revelaram que tanto o acusado quanto a vítima residiam no mesmo bairro e eram conhecidos. Segundo apurações, Silva, que havia saído recentemente do sistema prisional, costumava solicitar dinheiro e outros itens de pequeno valor ao vereador, que em muitas ocasiões atendia a tais demandas. Todavia, após algumas recusas, a vítima passou a proferir ameaças físicas contra o vereador, inclusive ameaçando tirar-lhe a vida.

No dia 19 de agosto de 2023, Araújo novamente recebeu ameaças e, em resposta, disparou diversas vezes contra Silva. Para garantir a morte da vítima, o vereador então a atropelou enquanto ele agonizava. Toda a sequência de eventos foi capturada em vídeo por moradores locais que transitavam pela via no momento do crime.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por