NO ALPHAVILLE 3

Mais um condomínio de luxo é alvo de criminosos em Campinas

Em uma das casas assaltadas, o morador, de 41 anos, foi agredido; a quadrilha conseguiu fugir

Alenita Ramirez/ alenita.ramirez@rac.com.br
10/12/2022 às 09:38.
Atualizado em 10/12/2022 às 16:51

Portaria do Condomínio Aphaville, unidade 3, que foi alvo de uma ação criminosa esta semana em Campinas (Rodrigo Zanotto)

Mais um condomínio de luxo foi alvo de criminosos em Campinas. Na última quartafeira, ao menos quatro assaltantes, vestidos com roupas pretas, luvas, capuz e armados, assaltaram duas casas de alto padrão no Condomínio Alphaville, unidade 3. Em um dos imóveis, os ladrões exigiram mais dinheiro e agrediram o morador, um homem de 41 anos.

As vítimas foram amarradas e amordaçadas. Os bandidos fugiram por um buraco no muro, aberto perto das casas invadidas, nos fundos do condomínio. O crime é investigado no 4º Distrito Policial (DP). Neste ano, ao menos 12 roubos foram registrados em Campinas e região, com uma tentativa. Na tentativa de assalto, em Nova Odessa, um dos bandidos foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM), após a vigilância perceber uma movimentação estranha no local.

Os assaltos aconteceram entre 4h e 5h da madrugada. A quadrilha abriu um buraco no muro dos fundos que dá acesso a um imóvel em obras. Em seguida, os ladrões foram até uma residência, onde estava um casal, que foi rendido, amarrado e amordaçado.

Os bandidos exigiram dinheiro e joias e levaram também bebidas importadas, joias, celulares, notebook e as alianças das vítimas. Os criminosos ficaram cerca de 30 minutos no imóvel e depois seguiram até a casa vizinha, onde também renderam um morador e o espancaram. Eles levaram da casa aparelhos celulares, joias, documentos e relógios.

A reportagem tentou contato com os representantes do condomínio, mas não conseguiu localizar ninguém.

Em outubro, um residencial de alto padrão na Fazenda São Quirino, também na mesma região do 4º DP, foi invadido duas vezes em um período de uma semana.

Na primeira, quatro criminosos, armados com metralhadoras, fizeram um arrastão e renderam quatro famílias. Em um dos roubos, eles se mantiveram encapuzados e fugiram com joias e eletrônicos. Uma semana depois, os mesmos bandidos voltaram ao local e fizeram uma família e o vigilante do local reféns. 

O bando fugiu com joias, celulares e TV da família e uma jaqueta de couro e um simulacro do vigilante. Nas duas ocasiões, os assaltantes entraram pela portaria. Na primeira, eles se aproveitaram de um morador que chegava no local com o cachorro de estimação. Na segunda, renderam o vigilante e depois seguiram até uma casa, onde estavam um casal e uma criança. Os criminosos estavam encapuzados e fortemente armados. O vigilante foi agredido e depois levado para os fundos de uma casa, onde foi mantido refém, de joelhos, por um bandido encapuzado e armado.

O delegado José Carlos Fernandes disse que, aparentemente, não há relação entre os casos do Condomínio Murano, que fica na Fazenda São Quirino, e Alphaville. Ele lembrou ainda que os envolvidos no assalto do Murano estão todos presos. Nos casos do Alphaville, os criminosos estavam encapuzados e com luvas. “Ainda estamos investigando”, ponderou Fernandes.

Nos oito meses deste ano, a região de Campinas contabilizou ao menos oito invasões a condomínios de luxo. Em sete deles, os criminosos usaram o mesmo modus operandi: abriram um buraco no muro e, em seguida, invadiram as residências, durante a madrugada. A Polícia Civil acredita que as ações sejam cometidas não apenas por quadrilhas especializadas, mas também, em boa parte, por criminosos aventureiros.

Quatro dos assaltos, de janeiro a agosto, aconteceram em Campinas.

Em outubro foram registradas mais ações, duas delas em Valinhos, também em condomínio de alto padrão e com o mesmo modus operandi: buraco no muro. Um dos condomínios fica às margens das Rodovia D.Pedro I. No outro assalto, a ação foi frustrada pela Guarda Municipal, que foi acionada pelo sistema de monitoramento da unidade.

Em novembro, uma quadrilha tentou invadir um condomínio em Nova Odessa, mas a ação foi frustrada por PMs que foram acionados por vigilantes do local. Um homem de 27 anos foi preso por envolvimento no crime. Ele era morador de Campinas e confessou participação na tentativa de roubo. Ele era procurado da Justiça por roubo cometido neste ano em um condomínio de luxo no Parque Gramado.

*Diferente do que estava informado na matéria o fato aconteceu na unidade 3 e não na unidade 2.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por