Imagens de câmera de segurança indicam que autor do crime seria um morador em situação de rua
Porta da entrada do comércio ficou estilhaçada: ação do suspeito foi testemunhada por funcionários de um posto de combustível próximo (Divulgação)
Mais um caso de crime envolvendo um morador em situação de rua foi registrado na região central de Campinas. Na madrugada de quarta-feira (30), uma concessionária de motocicletas, localizada na Avenida Dr. Moraes Sales, teve a porta de vidro quebrada e o dinheiro do caixa furtado por um homem, sem camisa e de bermuda, que atirou pedras contra o comércio. Minutos antes, a câmera de vigilância de um restaurante vizinho à loja foi quebrada pelo mesmo suspeito.
As imagens gravadas antes da ação na loja, mostram que o homem estava alterado. Funcionários do posto de combustível, em frente ao comércio, relataram que o frentista do turno teria relatado que o homem andou de um lado para o outro naquela região antes de invadir a loja.
No início desta quinzena, o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) deflagrou a “Operação Centro Seguro”, visando a coibir crimes praticados nesta região.
A invasão na concessionária se deu por volta das 4h15. Pelas imagens registradas pela câmera do restaurante, que fica na esquina da avenida com a Rua Irmã Serafina, um homem, sem camisa e usando bermuda, apareceu caminhando na Moraes Salles no sentido bairro-Centro. Ao se aproximar do restaurante, ele pulou para pegar a luminária, logo acima da porta do restaurante. Ele retirou o equipamento e jogou contra a janela de vidro, que não se quebrou. Depois, dirigiuse à câmera de segurança, instalada no canto da parede, e a filmagem se interrompe abruptamente.
Para a auxiliar administrativa do estabelecimento, Carla Cavalari, foi nesse momento que o suspeito danificou o equipamento. “Certamente foi a mesma pessoa que invadiu a concessionária, porque foi no mesmo horário em que ocorreram os danos aqui no prédio”, comentou.
Funcionários da concessionária foram informados do arrombamento pela polícia, depois que o alarme de segurança disparou. Além de furtar o dinheiro do caixa, cujo valor não foi informado, os cacos de vidro danificaram algumas motos. A loja também é dotada de câmera de vigilância. Os funcionários não quiseram comentar a ação.
A ação do homem foi testemunhada por funcionários do posto de combustível, que fica do lado oposto aos estabelecimentos-alvo. Um frentista teria visto o homem passar várias vezes na calçada dos locais-alvo e acionou a Polícia Militar, que, quando chegou ao endereço, o comércio já havia sido invadido. “É comum ter furtos nesta região praticados por moradores em situação de rua. Aqui no posto, não podemos deixar nada sobre o balcão ou sobre os carros, porque logo tudo some. Até as bebidas que ficam nas geladeiras são furtadas”, comentou.
Funcionários da concessionária informaram que o prejuízo da loja seria levantado para que o caso fosse registrado no 1º Distrito Policial (DP), de Campinas.
Somente neste mês, dois casos violentos foram registrados na região central de Campinas e, em um deles, a vítima acabou morrendo devido à agressão. As vítimas, uma mulher de 53 anos e uma jovem vendedora de uma loja de festas da Rua José Paulino, foram atacadas por moradores em situação de rua armados com facas. Uma das vítimas foi golpeada com uma faca enferrujada por uma pessoa que estava transtornada.