A obra traz lembranças marcantes de sua vida pessoal e profissional e mostra como os ensinamentos do pai nortearam suas escolhas e valores, dentro e fora das quadras
(Divulgação)
O ex-tenista Fernando Meligeni vem hoje a Campinas para o lançamento de seu livro "As decisões do coração estão sempre certas", escrito em parceria com o jornalista André Kfouri. Campinas foi escolhida para ser uma das três primeiras cidades a lançar o livro– após São Paulo e Rio de Janeiro– por ter acolhido a família Meligeni: sua mãe mora aqui há 10 anos e sua irmã, cunhado e sobrinhos vivem há 30 anos. O município também foi berço para vários membros da família ingressarem na história do tênis. Seguindo os passos do tio no esporte, os sobrinhos Felipe Meligeni Alves e Carolina Meligeni Alves se profissionalizaram e hoje são destaque nos rankings nacional e mundial do tênis. Por isso, com frequência, Fernando Meligeni se desloca para a cidade.
O livro "As decisões do coração estão sempre certas" demonstra a influência do pai, o argentino Osvaldo Meligeni, na história pessoal e profissional do ex-tenista e como ele foi presente e incentivador da carreira do filho, tornando-se seu mentor dentro e fora das quadras. É assim que a obra contempla uma série de histórias que o esportista vivenciou ao lado do pai, descritas nas 192 páginas da obra, de forma leve e bem humorada. Muitas dessas memórias se passam em alto mar, quando eles velejavam juntos– momento íntimo que marcou a relação dos dois. Ele conta no livro que, aos 10 anos, jogava tênis com sua irmã mais velha e, mais uma vez, estava perdendo a partida. “O então menino, em um ato de raiva decidiu arremessar a raquete, que acertou em um poste. Assim, a ferramenta essencial para o esporte ganhou um formato de meia-lua. Ao avisar o pai o que tinha acontecido, ele não esbravejou, apenas lamentou o ocorrido, pois o filho teria de aprender a jogar, agora com uma raquete torta. Sem ainda entender o ensinamento, Meligeni iria participar de um torneio no final de semana seguinte e, ao se aproximar da data, perguntou para Osvaldo como o problema seria resolvido. E o pai disse, que assim já estava. Ele iria jogar com o que tinha, fruto da atitude que ele escolheu ter.” Meligeni conta que jogou a partida com a raquete do jeito que estava e perdeu. “Mas meu pai permaneceu ali, me incentivando e batendo palmas. A quem perguntava, ele dizia o que tinha acontecido, mas ressaltava que era o aprendizado que o filho precisava ter”, conta o ex-tenista.
De acordo com Meligeni, seu pai era uma dessas pessoas que jamais deixam de aprender e que ensinam sem ter a intenção. Sua sabedoria simples, acrescentou, era um convite permanente a conversas que acrescentam e constroem. Osvaldo faleceu há 10 anos e, ao refletir sobre sua vida pessoal e sua história no esporte, Meligeni destaca o amor entre eles e reconhece como o coração sempre esteve atrelado às suas tomadas de decisão.
Ao começar a colocar as memórias no papel, o esportista escreveu cerca de 100 páginas. “Eu tenho uma memória muito boa. Depois que li o que tinha produzido, procurei o André Kfouri, que chegou a conhecer meu pai, e decidimos fazer mais essa parceria.” O resultado é um livro com 18 histórias, divididas em capítulos, que não são dispostos em ordem cronológica. Meligeni afirma que, ao mesmo tempo que é sobre tênis, o livro não é apenas sobre isso; fala sobre a família e vai além. Ele brinca que, mesmo a obra não sendo classificada como autoajuda, ela ajuda.
Os 18 capítulos receberam o nome de músicas de tango. A curiosidade traz uma menção amorosa à cultura argentina, berço de Meligeni e de sua família, que saiu do país vizinho e se mudou para São Paulo quando tinha apenas 4 anos. A ideia foi nomear os capítulos com melodias que estavam presentes com o cenário em cada momento descrito. Como resultado, formou-se uma coletânea, que Meligeni disponibilizou em forma de playlist aberta em uma plataforma de música online com o mesmo nome do livro, para que todos possam acompanhar e sentir o contexto de suas lembranças.
O novo livro– o quarto que escreve– teve 7.500 exemplares na primeira tiragem. Diante da boa recepção, a obra segue para a segunda edição. Antes de chegar a Campinas, os autores lançaram o título em São Paulo há duas semanas e no Rio Open - evento de tênis que ocorreu no Rio de Janeiro recentemente.
NATURALIZADO BRASILEIRO
Fernando Meligeni é ex-tenista e atleta olímpico. Após uma carreira de 14 anos nas quadras, ele tem se dedicado a devolver em forma de conhecimento o que o tênis lhe concedeu. Atualmente, é comentarista na ESPN Brasil, palestrante e apresenta o podcast New Balls Please. O esportista nasceu na Argentina e se naturalizou brasileiro aos 18 anos. Apesar de ter voltado para o seu país de origem por dois anos, aos 16, a ideia de reconhecer a dupla cidadania permaneceu viva e se concretizou. Ao crescer no Brasil, ele se apaixonou e decidiu representar o país nas disputas dentro das quadras.
Durante sua história, ele viveu episódios que refletem de maneira extrema e negativa a rivalidade no esporte entre Brasil e Argentina. “O livro traz um pouco dessa rivalidade bo ba que tornou alguns momentos muito pesados. Os meus pais tentavam me inserir dentro do tênis brasi leiro enquanto a gente vivia esse preconceito.” Meligeni garantiu que, até hoje, luta para que essa rivalidade entre os dois países termine.
PROGRAME-SE
Lançamento do livro "As decisões do coração estão sempre certas"
Quando: Hoje, dia 11, às 19h
Onde: Livraria Leitura, Av. Guilherme Campos, nº 500, bairro Jardim Santa Genebra, Campinas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram