VACILO

Ladrão de motos tenta ajudar amigo na delegacia e acaba preso

Rapaz de 19 anos faz parte de quadrilha que atua em Artur Nogueira, Holambra, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse

Alenita Ramirez/[email protected]
09/01/2025 às 15:46.
Atualizado em 09/01/2025 às 15:46
Grupo foi descoberto após ser flagrado por sistema de monitoramento no final do ano passado (Divulgação)

Grupo foi descoberto após ser flagrado por sistema de monitoramento no final do ano passado (Divulgação)

Um rapaz de 19 anos tentou ajudar um amigo detido na delegacia e acabou preso por receptação. O caso aconteceu em Artur Nogueira. Ele integrava um grupo de bandidos responsáveis por abordar motociclistas nas cidades de Holambra, Santo Antônio de Posse, Jaguariúna e Artur Nogueira. Em um dos assaltos teve seu rosto capturado por câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal ( GCM) de Artur Nogueira. Um dos comparsas dele foi preso pela com uma moto roubada e ele decidiu ir à delegacia dar apoio moral para o amigo, na companhia de outro comparsa e da irmã do detido, mas foi reconhecido pelos guardas e preso em flagrante, por receptação e posse ilegal de arma de fogo. 

Com a identificação, a GCM acabou desarticulando o grupo criminoso envolvido em diversos roubos de motos na cidade e região. O trio foi descoberto depois que um deles, de 20 anos, foi flagrado pelo sistema de monitoramento da corporação entrando na cidade com uma moto roubada no dia 19 de dezembro. Durante a abordagem, os agentes encontraram uma pochete onde havia dois iPhones, R$ 232, uma chave de moto Honda, uma carteira com documentos diversos, um controle remoto de portão de residência e uma porção de maconha. 

Levado para a delegacia, no momento em que a Polícia Civil registrava a ocorrência, o jovem de 19 anos e outro comparsa de 20 anos apareceram na companhia de um casal, cuja mulher era irmã do rapaz que tinha sido detido. 

Ao perceberem que o comparsa estava sendo preso e havia guardas na delegacia, os dois tentaram sair do local, mas os guardas reconheceram o jovem de 19 anos como um dos ladrões de motos que teve o rosto capturado porque usava capacete sem viseira. 

Os dois foram detidos do lado de fora da delegacia e levados para o plantão, onde confessaram o envolvimento nos roubos a moto. O rapaz de 19 anos confessou que havia usado a moto apreendida com o comparsa detido para roubar uma Honda NCX 750, no dia 30 de dezembro, em Jaguariúna. Ele ainda relatou que o veículo estava escondido em uma área verde ao lado da casa dele, em Santo Antônio de Posse, e que a arma usada nos crimes, um revolver calibre .38 também estava na casa, dentro de uma mochila, na garagem. "Equipes foram até o endereço e encontraram a moto e arma. A moto estava com a numeração do motor e chassi íntegros, mas o emplacamento estava adulterado com fita isolante", relatou o comandante da GM, Marcelo Fantini. 

A arma, com capacidade para cinco munições, estava carregada e a numeração suprimida. Também foi localizado um capacete da Marca FW3, usado para roubar a NCX. O outro rapaz de 20 anos também confessou ser um dos roubadores da moto que estava com o primeiro detido. Segundo ele, ele era o condutor da moto usada no crime. 

De acordo com Fantini, para despistar a polícia a dupla teria deixado a moto deles, que era quente, a dois quarteirões da delegacia e foram a pé para simular que tinha ido a unidade policial a pé ou de transporte por aplicativo. Até os capacetes foram deixados na moto. 

A irmã do detido foi com o namorado dela em outra moto e chegaram ao local sem serem chamados pela polícia. 

Apesar da prisão e da apreensão das motos e da arma, o trio acabou sendo liberado na audiência de custódia com algumas restrições. Eles serão investigados pela Polícia Civil para confirmar a participação nos roubos de motos e outros crimes. Dois deles já têm passagem criminal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por