Cerca de 20 veículos roubados pertenciam a funcionários
Cerca de 20 veículos roubados pertenciam a funcionários (Divulgação)
Aproximadamente 20 motociclistas foram alvos de um arrastão no estacionamento de motos do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, na manhã de domingo. Todas as vítimas são funcionários do terminal aeroportuário e relataram o furto de diversas peças, incluindo módulos, painéis, retrovisores e até mesmo duas motocicletas completas. Segundo relatos dos motociclistas, o arrastão ocorreu por volta das 14h. Outros funcionários alertaram as vítimas sobre a ocorrência do crime, mas, quando eles chegaram ao estacionamento, as motos já haviam sido furtadas.
Em alguns casos, as vítimas haviam deixado suas motos devidamente trancadas com correntes no estacionamento, no entanto, isso não impediu que os criminosos as arrombassem. "Começaram a falar que estavam roubando motos no estacionamento, então viemos para cá verificar. Infelizmente, minha moto estava sem o módulo e o banco também havia sido danificado", disse uma das vítimas.
Não há informações sobre o número de criminosos envolvidos na ação. Os motociclistas relataram que não é a primeira vez que os funcionários são vítimas de furtos. Nessa ocasião, algumas das motos tiveram que ser removidas por caminhonetes ou guinchos, pois ficaram impossibilitadas de circular. Os prejuízos são significativos.
Em comunicado, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Viracopos, ressaltou que o crime ocorreu no estacionamento destinado aos funcionários, que fica distante do estacionamento de passageiros. Além disso, destacaram que colaboram com as autoridades de segurança pública, que possuem sede no aeroporto, para promover melhorias constantes na segurança do complexo aeroportuário, que recebe em média um milhão de pessoas por mês. "Cabe destacar que há dentro do complexo aeroportuário uma base da Polícia Militar, uma delegacia da Polícia Civil e uma delegacia da Polícia Federal, que são os órgãos de segurança pública responsáveis por investigar e coibir ocorrências criminais. Além disso, equipes de segurança e de operações de Viracopos realizam rondas diárias dentro da área do aeroporto", enfatizaram.
Segundo a concessionária, no ano de 2022 e nos primeiros meses deste ano, as forças de segurança pública realizaram quatro operações denominadas "Iter Criminis" (Caminhos do Crime) nas principais vias de acesso ao aeroporto e em suas imediações.
Além disso, de acordo com a concessionária, durante o primeiro quadrimestre deste ano, aproximadamente 4,1 milhões de passageiros transitaram pelo terminal de Campinas, um número equivalente a quase quatro vezes a população da cidade de Campinas. Estima-se que o aeroporto encerre o ano com um fluxo de mais de 13 milhões de passageiros.