Adolescente de 16 anos foi pego pela Guarda Municipal pedalando próximo ao Túnel Joá Penteado
Agente de mobilidade urbana da Emdec com a bicicleta recuperada pela Guarda Municipal de Campinas (Rodrigo Zanotto)
Um adolescente de 16 anos foi detido na manhã de quinta-feira (2), por furto de uma bicicleta de uso de agentes da mobilidade urbana, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Ele foi pego por guardas municipais, pedalando a bike, na entrada do Túnel Joá Penteado, no sentido bairro. Esta foi a segunda vez nesta semana que o menor foi detido por furto pela mesma equipe da Guarda Municipal (GM). Na primeira vez ele furtou um Gol, mas bateu o veículo na fuga e foi liberado. Desta vez ele ficou apreendido e encaminhado para a Fundação Casa. Ele contou que venderia a bike para comprar drogas.
O furto da magrela aconteceu por volta das 5h45 no cruzamento da Rua Regente Feijó com Avenida Moraes Salles, perto da base da GM. O veículo foi deixado estacionado na calçada da via por uma agente de mobilidade urbana que parou para ajudar uma idosa deficiente visual atravessar a avenida. “É praxe o agente deixar a bike parada e fazer a orientação de trânsito. Foi questão de minutos. Quando a agente olhou em direção da bicicleta, viu que ela estava sendo levada”, contou o guarda municipal Sidney Mello.
Após ajudar a idosa, a agente acionou a guarda municipal, mas o adolescente já tinha sumido. Ele foi localizado menos de 1h20 depois na Avenida Benjamin Constant, na entrada para o túnel. Neste período, segundo Diniz Almeida, o menor raspou o logo da Emdec na tentativa de despistar a polícia. “Ele confessou o furto e disse que seria para comprar drogas”, falou Almeida.
De acordo com os guardas, na última terça-feira, o menor foi detido após a equipe ser acionada para atender um acidente de trânsito, envolvendo um Gol, no mesmo túnel. Ao chegar no local, Mello e Almeida descobriram que o carro tinha sido furtado no estacionamento do terminal rodoviário, pelo adolescente. “Ele contou que achou a chave no chão e saiu testando nos carros até chegar no Gol. Quando abriu o carro, ele saiu com o veículo, mas se perdeu na entrada do túnel e bateu na guia”, contou Almeida.
Na ocasião, ele prestou depoimento e foi liberado pelo delegado de plantão. O adolescente mora no Parque Valença 2, região do Campo Grande, e, segundo os guardas, é conhecido no meio policial por andar armado por um facão, que é usado para abordar vítimas.