MAIS UM ATAQUE

Joalheria de Shopping de Campinas é roubada por bando especializado

Este é o segundo ataque criminoso ao mesmo tipo de estabelecimento na cidade em três meses

Alenita Ramirez/ alenita. ramirez@rac.com.br
11/10/2022 às 09:22.
Atualizado em 11/10/2022 às 09:22

Área interna do centro de compras onde uma joalheria foi atacada por uma quadrilha no último sábado (Divulgação)

Uma joalheria no Galleria Shopping, em Campinas, foi alvo de criminosos no começo da noite do último sábado. É o segundo ataque a joalherias dentro de shoppings na cidade em um período de três meses e 15 dias. Desta vez, não houve corre-corre e a ação foi descoberta somente depois que funcionários da loja avisaram a segurança do centro comercial. 

Na fuga, os bandidos abandonaram um automóvel modelo Hyundai HB20, com placas adulteradas. O shopping fica às margens da Rodovia D. Pedro I, o que favoreceu a fuga dos criminosos. O crime está sendo investigado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Campinas. 

O assalto aconteceu entre 18h e 19h do sábado. Ao menos três bandidos participaram do assalto, que foi considerado “discreto e tranquilo”, diferentemente daquele que ocorreu em junho no Parque D. Pedro Shopping. Enquanto um criminoso ficou na cobertura -aguardando no carro -, dois entraram no shopping, seguiram até a loja e renderam duas funcionárias, que foram obrigadas a levá-los à sala-cofre. 

Eles pegaram joias, cujo valor não foi informado, e depois deixaram o local. A segurança do estabelecimento foi avisada pouco tempo depois, quando os bandidos já tinham saído do shopping. 

Na fuga, os ladrões abandonaram o automóvel, na cor branca, nas imediações do shopping. O veículo foi roubado no dia 28 de agosto, em São Paulo. As placas originais dele indicam que ele é de Sumaré. “(A ação foi) Bem tranquila e eles foram muito discretos. Não exibiram armas, nem mesmo durante a execução do roubo. Parece que já tinham essa joalheria como alvo. Ninguém percebeu nada. Não houve corre-corre... Nada... Foi uma ação muito bem planejada, com muito mais cautela. Eles ingressaram dentro da joalheria para, apenas lá dentro, renderem as vítimas. Então, ninguém percebeu nada de errado, nem mesmo os seguranças que ficam pelos corredores. Nada. Graças a Deus não teve ninguém ferido. Eles subtraíram algumas joias que estavam na sala-cofre", afirmou o delegado da DIG, José Glauco Ferreira. 

No Hyundai HB20, a polícia localizou e apreendeu um par de placas veiculares, R$ 30, um brinco, um cupom fiscal de abastecimento, uma garrafa de uísque e uma camisa. 

A Polícia Técnico-Científica foi acionada tanto para o shopping quanto para o local onde foi encontrado o carro. “Tomamos conhecimento da ocorrência no final da tarde do mesmo dia e começamos a investigar imediatamente. Foi um caso parecido (com o assalto no D.Pedro), com pessoas trabalhando. Os trabalhos estão no começo e não é possível ainda afirmar nada com convicção”, explicou o delegado, referindo-se ao fato de haver ligação dos bandidos com a quadrilha identificada na ação contra as duas joalherias no Parque D.Pedro Shopping no dia 25 de junho. 

Na época, houve troca de tiros, correria e desespero do público presente, um suspeito morto e dois seguranças baleados. O chassi do veículo também havia sido adulterado. 

“Os marginais têm demonstrado uma preferência de alvos para agir, mas, ali, eles deixam também suas impressões, características próprias que facilitam o nosso trabalho. Se não são os mesmos, são pessoas que aprenderam com os mesmos. Ainda não é possível garantir nada”, frisou Ferreira.

Segundo o delegado, a adulteração das placas chamou a atenção dos policiais devido à perfeição do trabalho. Os assaltantes usaram sacolas para levar as joias e não recorreram a qualquer tipo de disfarce para render as vítimas. 

Para Ferreira, o aumento de roubos a joalherias indica que há um ávido mercado de receptação de joias, o que facilita o repasse e venda das peças pelos criminosos. 

Já em relação aos alvos serem joalherias em shopping centers, o delegado destaca que maioria deles em Campinas ficam próximos a importantes rodovias, o que facilita a fuga dos bandidos.

O Galleria Shopping informou que registrou uma ocorrência em uma de suas operações na noite do sábado. O empreendimento esclarece que acionou imediatamente as autoridades competentes, prestou apoio aos colaboradores da loja e segue colaborando para solução do caso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por