NA BOCA DO LIXO

Idoso sai no braço com ladrão em plena luz do dia no Centro de Campinas

Jovem alucinado de 21 anos mordeu a mão da vítima de 67, que quase ficou sem as roupas

Alenita Ramirez/ [email protected]
05/05/2023 às 09:59.
Atualizado em 05/05/2023 às 09:59
Assaltante ofereceu muita resistência na hora da prisão, o que exigiu uma ampla mobilização da Polícia (Reprodução/ Redes Sociais)

Assaltante ofereceu muita resistência na hora da prisão, o que exigiu uma ampla mobilização da Polícia (Reprodução/ Redes Sociais)

Um assalto a um idoso na região central de Campinas mobilizou várias viaturas da Polícia Militar (PM) e causou indignação em quem passava pelo local. O ataque aconteceu em plena Rua Saldanha Marinho, no Centro, próximo à esquina com a Avenida Campos Sales. A vítima, de 67 anos, sofreu lesões pelo corpo, mordida em uma das mãos e quase teve as roupas arrancadas pelo criminoso, um rapaz de 21 anos, que foi preso em flagrante. O idoso estava com R$ 1,9 mil que tinha emprestado de um banco em Valinhos para visitar os irmãos mais velhos que estão enfermos e moram no Paraná.

O roubo aconteceu por volta das 16h15 e foi filmado por moradores e trabalhadores de prédios que ficam em frente à calçada onde aconteceu a abordagem, a menos de cinco metros da Avenida Campos Sales. Arnaldo Gomes da Silva seguia a pé para o Terminal Central para pegar o ônibus para seu bairro, localizado no distrito do Campo Grande. O idoso voltava do Terminal Multimodal Ramos de Azevedo onde tinha ido falar com uma assistência social para pegar passagem de graça para Foz do Iguaçu (PR), onde vivem três irmãos, dos quais dois deles estão com diagnóstico de câncer.

Segundo a vítima, o bandido, identificado por Adriano Camilo Moretto, chegou por trás, tocou em seu ombro e disse que ele estava sendo filmado. "Disse que eu estava na 'gira' dele. Falei que não sabia o que era isso e que não o conhecia. Ele me cercou e pedi para me deixar passar, mas não deixava. Ele entrou na minha frente e grudou na minha camisa e puxou com tanta força que até rasgou. Então falou que queria o dinheiro", contou o idoso que entrou em luta corporal com o criminoso.

Durante a luta, a vítima levou um soco na boca e mordida na mão direita. Depois foi jogado no chão. Para pegar o dinheiro, que estava no bolso traseiro da calça, o criminoso chegou a puxar a calça da vítima, que sofreu escoriações nos braços e pernas. O bolso da calça tinha um botão que dificultava a abertura dele.

"Não vi ninguém me seguindo e olha que antes de ir para a rodoviária passei em duas lojas no centro. Acho que ele foi avisado por alguém, pois não vi ninguém me seguir desde o banco até Campinas", disse.

Populares que estavam por perto foram avisados pela vítima que se tratava de um roubo. Uma viatura da PM que passava na Rua Campos Sales parou para separar a vítima e o bandido que estavam rolando no chão e a vítima já quase sem roupa. Outras viaturas chegaram no apoio e o criminoso foi imobilizado e o dinheiro localizado na parte de trás da cueca.

"Fui assaltado uma vez, em 1980, em Valinhos. Na época, eu voltava do trabalho e levaram todo o meu dinheiro. Eu sempre ando na região central de Campinas e sempre perto de outras pessoas. Nunca ando por ruas de pouco movimento e até então nada me aconteceu. Não consigo entender como ele (bandido) sabia do dinheiro no bolso traseiro da calça, pois levou a mão direto no bolso. A camisa era grande e tampava os bolsos", comentou Silva que havia emprestado o dinheiro do Banco Mercantil em Valinhos, onde contou com a ajuda de uma filha para fazer a transação. "Agora não carrego mais dinheiro no bolso", disse a vítima que se recupera dos ferimentos e planeja viajar para ver os irmãos o quanto antes.

Nos três primeiros meses deste ano, a região central de Campinas registrou um aumento de 8% nos índices de roubo diversos na região central - 337 neste ano contra 312 em 2022 - segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por