FLAGRANTE

GM prende dupla por furto de fios de telefonia no DIC I

Os suspeitos são do estado de Minas Gerais e foram detidos durante patrulhamento de rotina

Alenita Ramirez/[email protected]
16/04/2025 às 14:52.
Atualizado em 16/04/2025 às 14:52
A equipe tinha informações de que o veículo em que estavam os suspeitos tinha envolvimento em furtos de fios (Divulgação GM)

A equipe tinha informações de que o veículo em que estavam os suspeitos tinha envolvimento em furtos de fios (Divulgação GM)

Dois homens foram presos por furto de 200 metros de cabos de telefonia, anteontem à noite, no bairro DIC I, região do distrito Ouro Verde, em Campinas. A dupla tinha camisetas da empresa Vivo dentro do carro, um Fiat Fiorino furgão. Os suspeitos são do estado de Minas Gerais e foram detidos durante patrulhamento de rotina da Guarda Municipal (GM). A equipe tinha informações de que o veículo em que estavam tinha envolvimento em furtos de fios. O crime acontece a uma semana de outro caso semelhante de furto e também envolvendo dois criminosos. 

De acordo com a GM, as equipes avistaram o veículo que estava batido e com uma escada sobre o teto, o que levantou suspeitas. Os agentes tinham a informação de que um carro com as mesmas características estava envolvido em outras ações de furto na cidade e decidiram pela abordagem. Na revista pessoal nada de ilícito foi encontrado com eles, mas ao abrirem o compartimento traseiro do veículo os guardas encontraram o material, avaliado em R$ 4,4 mil. A corporação suspeita que os cabos possam ter sido furtados na tarde de domingo no mesmo bairro. 

Segundo o boletim de ocorrência, registrado no plantão da 2ª Delegacia Seccional, quando questionados sobre os cabos os suspeitos informaram que trabalhavam em uma empresa de telefonia e que haviam buscado em uma rodovia na região de Campinas, mas não souberam dar detalhes. Além dos fios, foi encontrado no carro dois alicates, uniformes da empresa de telefonia e uma escada. Um representante legal da empresa foi acionado e reconheceu os cabos furtados. A dupla, que é de Esmeraldas/MG, foi presa por receptação e ficou à disposição da justiça.

BRECHÓ 

Na semana passada, a GM também prendeu dois homens, de 22 e 26 anos, enquanto tentavam furtar cabos de telefonia na região do Jardim Santa Lúcia. A dupla vestia camisetas com o logotipo da empresa Vivo para não levantar suspeitas dos moradores e despistar a polícia e alegou para os guardas que eram funcionários da empresa de telefonia, mas voltaram atrás da informação e alegaram que tinham comprado o uniforme em uma loja de brechó.

A empresa negou que faz este tipo de descarte das peças. 

Os criminosos usaram um veículo Chevrolet Celta para chegar ao local do crime e estacionaram o carro por perto. No carro havia aproximadamente 120 kg de fios de telefonia três alicates de corte e duas escadas.

CERCO

Para combater o crime de furto de cabos telefônicos e fios elétricos, as forças de segurança de Campinas (Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal) e a Prefeitura têm realizado um trabalho integrado com o objetivo de coibir os crimes de furto, roubo e receptação do material, que causam prejuízos financeiros à população, além de intranqüilidade e desconforto de ficar sem energia elétrica e comunicação. Somado a isso, também há riscos quando os criminosos furtam fios de semáforos. "A ação dos criminosos é muito rápida, geralmente pratica na madrugada e por indivíduos usuários de drogas. Portanto, as forças policiais têm focado o seu trabalho nos estabelecimentos que comercializam e reciclam materiais, pois aqueles que trabalham na ilegalidade e receptam esses produtos de ilícitos são os maiores fomentadores desses crimes", enfatizou o delegado titular da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic), José Carlos Fernandes. 

O delegado observa que a prática de utilizar uniformes pelos criminosos tem por objetivo confundir as pessoas que pensam se tratar de funcionários das concessionárias e não acionam a polícia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por