EM PAULÍNIA

GM prende colombianos que furtavam grandes farmácias

Enquanto um distraía os balconistas, a comparsa escondia cremes e protetores solares no vestido

Alenita Ramirez/ [email protected]
15/03/2024 às 08:49.
Atualizado em 15/03/2024 às 08:49
Guardas municipais de Paulínia vigiam potes de cremes para pele e protetores solares furtados pelo casal de colombianos em farmácias (Divulgação)

Guardas municipais de Paulínia vigiam potes de cremes para pele e protetores solares furtados pelo casal de colombianos em farmácias (Divulgação)

A Guarda Municipal (GM) de Paulínia desmantelou na tarde de quarta-feira (13) uma quadrilha especializada em furtos em grandes farmácias. Um homem colombiano e uma mulher italiana, de nacionalidade colombiana, foram presos em flagrante, recuperando diversos produtos de alto valor. Os itens foram furtados de três estabelecimentos distintos na cidade. O casal, que reside em São Paulo, foi encontrado com um veículo ônix alugado. A polícia suspeita que os criminosos contavam com mais comparsas, pois um rádio HT foi apreendido com o homem. Segundo o inspetor da GM, Herycon França de Oliveira, a quadrilha já atuou em várias cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Cristian Fabian Cardona Silva e Alexia Gutierrez Sarmiento foram detidos na Avenida Nove de Julho com a Avenida Santa Cruz, na região central de Paulínia, enquanto caminhavam. A dupla foi localizada depois que funcionários da Drogal, ao revisarem imagens de câmeras de segurança internas, identificaram a ação dos suspeitos. Alexia e Cristian, agindo conforme o modus operandi, simularam estar procurando produtos na farmácia. Enquanto o marido distraía o funcionário com diversas perguntas, ela escondia cremes e protetores solares de alto valor dentro de uma cinta corporal por baixo de um vestido largo.

Segundo Herycon, por meio da muralha digital da corporação, foi confirmado que os criminosos chegaram à cidade por volta das 13h e, após lancharem em uma lanchonete nas proximidades da primeira farmácia alvo, iniciaram suas ações. Como o primeiro furto não foi descoberto, eles seguiram para outro estabelecimento e também furtaram produtos de alto valor.

"Aparentemente, eles chegam com uma lista das mercadorias que devem pegar e só agem contra farmácias de grandes redes, onde há diversidade de produtos, especialmente de marcas caras", afirmou Herycon.

Cristian e Alexia têm histórico criminal por furto e estão no Brasil desde 2009. São casados e têm cinco filhos, sendo que dois dos mais velhos ainda estão na Colômbia. Enquanto ele está legalizado no Brasil, ela ainda não está regularizada.

Segundo o inspetor da GM, há registros de furtos em grandes redes de farmácias com o mesmo modus operandi nas cidades de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jaguariúna e Capivari. Geralmente, eles agem em grupos de dois a quatro indivíduos e, antes de cometerem os furtos, observam os funcionários, identificam os produtos-alvo e, em seguida, distraem algum funcionário. "Na maioria das vezes, eles alugam um carro por um ou dois dias para cometerem o crime e só retornam após passarem por várias cidades", explicou Herycon, enfatizando que os produtos são repassados a receptadores que podem estar na capital ou em cidades próximas.

O casal compareceu a uma audiência de custódia na tarde de quarta-feira (13), onde a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por