GM é apedrejado ao tentar dispersar uma briga na rua (Divulgação)
Um guarda municipal de 36 anos foi apedrejado enquanto tentava dispersar uma briga no bairro Parque das Nações, em Indaiatuba, domingo (11) de madrugada. O agente precisou atirar contra o agressor para se defender. O GM teve ferimentos na mão e o homem, de 26 anos, foi baleado na perna. O suspeito foi socorrido ao Hospital Augusto Oliveira Camargo (HAOC) e passou por cirurgia, sem risco de vida. O caso foi registrado no plantão da Delegacia do Município como lesão corporal.
O caso aconteceu por volta das 5h50. O agente municipal voltava do trabalho de carro, quando, ao passar na Avenida Francisco de Paula Leite, deparou com um grupo de pessoas em um ponto de ônibus que pedia socorro.
Ele, então, parou e viu um homem, alterado, que esmurrava um trailer na via. O suspeito alegou que o irmão dele havia sido agredido por uma pessoa que teria se escondido no trailer. O guarda tentou intervir, mas o agressor partiu para cima deles. Mesmo se identificando como GM, o agressor não se deteve.
O agente tentou imobilizá-lo, mas não obteve sucesso. O agressor foi até uma construção na via e pegou algumas pedras, atirando-as contra as pessoas e o guarda. Duas delas foram em direção ao GM, que, ao tentar se defender, acabou ferido na mão direita.
Para escapar das agressões, o GM se escondeu atrás de um poste, mas o homem jogou uma pedra contra a cabeça dele, que atirou contra a perna direita do homem, o qual foi socorrido e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois ao o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), onde passou por avaliação médica, sendo liberado na manhã de segunda-feira (12).
A perícia foi acionada e o caso registrado no plantão policial. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) informou que abrirá um procedimento administrativo para apurar a conduta do GM no caso.
Em nota, SSP-SP confirmou que “o guarda civil, na saída do seu turno de plantão, foi chamado por idosos para apoio em uma situação de agressão. O guarda acionou outras viaturas e foi tentar apaziguar a confusão. A pessoa agredida foi embora e o agressor, fora de si, começou a atirar pedras grandes contra o agente.
Após várias tentativas de imobilização sem êxito, o guarda disparou dois tiros na perna do agressor para contê-lo. Em seguida chamou a ambulância. O agressor foi encaminhado à UPA e o guarda ao HAOC. A Secretaria de Segurança Pública abrirá um procedimento administrativo para apurar a conduta do caso”.