BATIZADO

GM de Campinas faz enquete para escolher o nome de cão

Billy e Iron são as sugestões mais votadas nas redes sociais

Do Correio Popular
11/07/2023 às 14:21.
Atualizado em 11/07/2023 às 16:43
O filhote foi um prêmio do "Torneio de Cães de Policiais" realizado em maio deste ano (Rodrigo Zanotto)

O filhote foi um prêmio do "Torneio de Cães de Policiais" realizado em maio deste ano (Rodrigo Zanotto)

A Guarda Municipal (GM) de Campinas está com uma enquete aberta até o próximo dia 20 para a escolha do mais novo integrante da equipe do canil, um filhote da raça pastor-belgamalinois, de cinco meses. Até agora, os nomes mais sugeridos são Billy, Iron, Thor e Hunter, sendo os dois primeiros os mais votados. A sugestão está aberta no Instagram da Guarda Municipal e da Prefeitura de Campinas. Ao menos 1,2 mil internautas já deixaram suas escolhas na rede social da corporação e outras 1.997 na da prefeitura.

"Abrimos a enquete como forma de aproximar a população da Guarda", disse um dos guardas adestradores do Canil da GM, Fábio Risso de Oliveira.

O filhote foi um prêmio do "Torneio de Cães de Policiais" realizado em maio deste ano, em Mogi Mirim, no qual a equipe do Canil da GM de Campinas conquistou a 2ª colocação geral do campeonato. O prémio foi conquistado graças ao desempenho do pastor-belgamalinois Cheddar, que faz parte da equipe de K9s do Canil e que conquistou o 1º lugar na modalidade Agilidade, 2ª posição na Abordagem e 12º em Faro.

"O filhote chegou com dois meses e logo já começamos o treinamento dele. Como foi um prêmio, conversamos com o superintendente da GM, Gilberto Alves, e o secretário (Municipal de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias) para abrir a enquete e deixar a população escolher o nome", explicou Risso, destacando que há quatro anos foram os internautas quem escolheram o nome do Bart, o beagle que também foi um prêmio em um campeonato.

Os futuros guardas municipais caninos começam cedo no treinamento que vão transformá-los em K9 (termo inglês para definição de canino). Desde "bebês" eles recebem comandos básicos de forma lúdica para comer e brincar. São de três a quatro vezes ao dia, com tempo máximo de 20 minutos. Com o tempo, o treinamento lúdico passa para a realidade das ruas. Eles são instruídos à caça (detectar entorpecentes), ambientalização e socialização. O recruta canino só passa a trabalhar após dois anos de treinamento. "Entre um ano e meio a dois anos eles já estão preparados para serem usados no patrulhamento de rotina, em eventos como de futebol e de manifestação popular", disse Risso.

A equipe canina é formada por oito cães, sendo dois pastores alemães (Jin e Khorus), cinco pastores belga-malinois (Naruk, Cheddar, Flecha, Swat e o bebê sem nome) e um beagle (Bart).

A votação para a escolha do nome para o novo cãozinho está disponível no Instagram da Prefeitura de Campinas (@prefcampinas) e da GM (@guardamunicipalcampinas).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por