EM PAULÍNIA

GM captura duas gangues de roubo de moto e carro

Sete ladrões foram pegos, incluindo dois menores de idade

Alenita Ramirez
05/04/2024 às 10:00.
Atualizado em 05/04/2024 às 10:00
No total, sete criminosos foram detidos, incluindo dois menores de idade, e um foi identificado (Divulgação)

No total, sete criminosos foram detidos, incluindo dois menores de idade, e um foi identificado (Divulgação)

Em menos de 12 horas, a Guarda Municipal (GM) de Paulínia desmantelou duas associações criminosas, uma dedicada ao roubo de motocicletas em uma região que abrange os limites das cidades de Paulínia, Cosmópolis e Americana, e outra voltada para furtos de veículos na cidade e em Campinas. No total, sete criminosos foram detidos, incluindo dois menores de idade, e um foi identificado.

O primeiro grupo desarticulado era especializado em roubo de motos. De acordo com o inspetor da GM de Paulínia, Herycon França de Oliveira, os criminosos estavam atuando há pelo menos dois meses, visando motociclistas entre 18h e meia-noite, principalmente na região do Vida Nova em Paulínia e na Estrada Ivo Macris, que conecta as três cidades mencionadas. Os suspeitos monitoravam os locais em busca de vítimas e, após identificá-las, as seguia e realizava o assalto. Após os roubos, eles se dirigiam para uma área onde costumavam se esconder.

"Após chegarem ao esconderijo, eles removiam a placa da moto e faziam uma substituição, trocando por uma placa de uma moto de maior cilindrada para dificultar a identificação pelas autoridades. Em seguida, alteravam outros sinais de identificação", relatou Herycon.

O grupo foi desarticulado na noite de quarta-feira (3), depois que quatro dos sete membros roubaram uma moto GSX 1000 de um mecânico de 23 anos e fugiram. Cinco dos envolvidos, com idades entre 15 e 19 anos, foram localizados em uma área de mata no Recanto das Águas, em Americana, pouco tempo após o roubo. Durante um período de 15 dias, o grupo foi responsável por pelo menos cinco roubos de motos, incluindo a do mecânico e outra pertencente a um técnico de enfermagem, ambas recuperadas posteriormente.

A quadrilha foi localizada após a Guarda Municipal de Americana (Gama) relatar via rádio o assalto ao mecânico. A vítima estava na Estrada Ivo Macris quando foi abordada por quatro criminosos armados em duas motos XRE 300. Os assaltantes fugiram com a moto da vítima em direção a uma estrada de terra. A vítima conseguiu contatar a base da Gama e fornecer detalhes sobre os suspeitos e sua motocicleta.

Uma equipe da Guarda Municipal (GM), em patrulhamento numa área elevada e próxima ao local da fuga, avistou à distância, entre a vegetação, uma moto transitando pela Estrada da Granja, uma estrada de terra conhecida na região. Os guardas seguiram até o local e constataram que era o fim da via. Durante as buscas, observaram cinco indivíduos emergindo da mata em direção à estrada e, em seguida, correndo em direção a uma chácara, pertencente à família de um dos suspeitos. Eles foram detidos, e durante a revista não foram encontrados itens ilícitos. Entretanto, um dos guardas adentrou a mata e descobriu cinco capacetes e a chave da moto roubada escondidos sob um deles. "Os guardas prosseguiram com as buscas na mata e encontraram as motocicletas deitadas no chão, cobertas por vegetação", relatou Herycon.

Uma das motos recuperadas havia sido roubada na noite de terça-feira, também na Estrada Ivo Macris. O proprietário, um técnico em enfermagem que retornava do trabalho, foi confundido com um policial e ameaçado pelos criminosos. Durante a abordagem, ele conseguiu esconder o celular e informou aos assaltantes que o aparelho estava entre os itens entregues a eles. Os bandidos o ameaçaram, afirmando que, se não encontrassem o celular, voltariam para matá-lo. Ao descobrirem a ausência do celular, retornaram, mas a vítima conseguiu se esconder na mata e pedir ajuda através do celular.

No período da manhã de quinta-feira (4), os guardas municipais também prenderam dois indivíduos envolvidos em furtos de veículos. Um dos carros havia sido furtado em Campinas e o outro em Paulínia. Com os criminosos, os guardas apreenderam um kit de chaves michas. Até o fechamento desta reportagem, às 14h30 de quinta-feira (4), a ocorrência ainda estava em andamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por