OPERAÇÃO

Gaeco cumpre mandados em Campinas contra lavagem de dinheiro de jogos de azar

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira na cidade

Do Correio.com
22/06/2022 às 11:38.
Atualizado em 22/06/2022 às 11:38
Objetos apreendidos durante operação (Divulgação/BAEP)

Objetos apreendidos durante operação (Divulgação/BAEP)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, deflagrou na manhã desta quarta-feira (22), uma operação contra uma organização investigada por lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar no país.

No total, foram cumpridos 76 mandados de busca e apreensão em 19 municípios no estado de São Paulo. Em Campinas, foram 9 mandados de busca pela cidade, no Jardim Santa Cândida, Parque Brasília, Parque Via Norte e Swiss Park.

De acordo com o Gaeco, o valor movimentado soma R$ 170 milhões entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021. A operação investiga 33 pessoas, além de empresas. 

“O esquema aproveitava-se da constituição de empresas formais que, ao realizarem negócios entre elas e emitirem documentos fiscais referentes às transações, acobertaram movimentação financeira decorrente da exploração de jogos de azar”, diz o GAECO

Os investigados se utilizavam de supostas atividades de venda de noteiros, máquinas utilizadas para contagem de cédulas de dinheiro, para mascarar os recursos obtidos ilegalmente.

Além de Campinas, a operação foi realizada em outras cidades como Barueri, Francisco Morato, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itatiba, Itupeva, Itaquaquecetuba, Piracicaba, São Pedro, Ribeirão Preto, Guarujá, Praia Grande, Barretos, Franca, Miguelópolis, Nuporanga, Rifaina e São Joaquim da Barra.

Participam da operação 24 Promotores de Justiça, 33 servidores do Ministério Público, 40 Auditores Fiscais, 08 Delegados de Polícia, 95 Policiais Civis e 156 Policiais Militares.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por