BALANÇO DA FOLIA

Furto de celular cresceu 75% durante os dias de Carnaval

Em compensação, nenhum assassinato foi registrado este ano entre sexta e quarta-feira de cinzas

Alenita Ramirez/ [email protected]
16/02/2024 às 08:32.
Atualizado em 16/02/2024 às 08:32
Policiais militares fazem patrulhamento em meio a um desfile de bloco carnavalesco em Barão Geraldo (Rodrigo Zanotto)

Policiais militares fazem patrulhamento em meio a um desfile de bloco carnavalesco em Barão Geraldo (Rodrigo Zanotto)

O índice de roubos e furtos de celulares em Campinas durante o Carnaval deste ano registrou um aumento de 75%, passando de 24 para 42 ocorrências. Esses registros abrangem o período que vai da noite do dia 9 de fevereiro de 2024, marcando o início da festividade, até as 9h da quarta-feira de Cinzas. Em contrapartida, observou-se uma diminuição nos índices de crimes violentos e contra a vida, tais como assassinatos, acidentes de trânsito fatais, roubos de veículos e latrocínios, além de prisões em flagrante por tráfico de drogas e embriaguez ao volante.

O delegado Luiz Henrique Apocalypse Joia, assistente do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (Deinter-2), destacou a ocorrência de várias prisões nas proximidades das festas de rua. A Guarda Municipal (GM) desempenhou um papel significativo na Operação Carnaval da cidade, realizando 17 flagrantes e recuperando 14 celulares. Paralelamente, foram efetuados 271 atendimentos relacionados à perturbação do sossego. A segurança do evento carnavalesco público contou com a colaboração das polícias Militar, Civil e Guarda Municipal.

O delegado ressaltou que o aumento nos casos de furtos e roubos de celulares pode estar vinculado a falsas comunicações de crime. Ele explicou que algumas pessoas, ao perderem o aparelho, e contando com seguro, acabam registrando erroneamente como roubo ou furto a fim de receber o valor segurado. A Polícia Civil estima que entre 15% e 20% dos registros de roubo e furto de celulares, na verdade, se configuram como perdas e extravios.

No ano anterior, uma unidade policial em Campinas realizou um levantamento dos casos durante o Carnaval, constatando que cerca de 60% dos registros correspondiam a situações de perda. O delegado Joia destacou que, frequentemente, as pessoas excedem o consumo de bebidas nesses eventos, ficando mais relaxadas e perdendo a noção do ocorrido, não percebendo onde deixaram o aparelho ou quando o mesmo caiu da bolsa ou do bolso.

No segundo dia do evento, a Guarda Municipal (GM) deteve quatro indivíduos, incluindo um adolescente, por praticarem um arrastão antes do desfile de blocos em Barão Geraldo, resultando também na recuperação de celulares roubados.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Campinas sediou mais de 55 desfiles de blocos e festas carnavalescas na cidade. Além disso, quatro escolas de samba participaram do Carnaval, marcando presença por meio de seus blocos nas comunidades do Campo Grande, Ouro Verde, Vila Padre Anchieta, Nova Europa, Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo, Costa e Silva, São Bernardo, Centro e outras regiões. No total, o carnaval campineiro atraiu mais de 150 mil foliões, representando um aumento de 30% em relação ao ano anterior, quando registrou 118 mil participantes.

Em termos estatísticos, o balanço da Polícia Civil revela que em 2023 o evento registrou três assassinatos e quatro acidentes fatais. No entanto, neste ano, foram contabilizadas duas mortes por acidente e nenhum assassinato. Houve também uma redução nos casos de feminicídios, diminuindo de dois para um em 2024. Os roubos de carros diminuíram de 19 para oito, os casos de embriaguez ao volante reduziram de sete para um, e os flagrantes de tráfico de drogas caíram de 11 para seis. Os casos de furtos gerais a pedestres permaneceram estáveis em 10, assim como os de latrocínio, que não apresentaram registros.

Contudo, os casos de roubos a pedestres, roubos diversos, furtos de veículos e furtos diversos aumentaram de 14 para 16, 7 para 25, 16 para 17 e 21 para 57, respectivamente. Apesar dessas variações, o delegado Joia avaliou a situação como globalmente tranquila, considerando o grande número de foliões envolvidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por