CERCO TOTAL

Força-tarefa ataca rede que sustenta furto de fios

Agentes de segurança enquadram receptadores no Centro

Do Correio Popular
12/05/2023 às 08:51.
Atualizado em 12/05/2023 às 08:51

Força-tarefa ataca rede que sustenta furto de fios (Rodrigo Zanotto)

Uma ação conjunta da Guarda Municipal (GM) e da Polícia Militar (PM), nos arredores no Calçadão da 13 de Maio, região central de Campinas, quarta-feira (10), resultou na lacração de um ferro-velho, aviso de fechamento de outro, além de flagrantes de furto de energia e água. Além disso, um foragido da Justiça foi capturado. A ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Sanasa e da CPFL e visava coibir a receptação de todo o tipo de materiais, especialmente fios de cobre. Em um dos locais, foi encontrado 19 quilos de fios, sem notas e com indícios de crime.

A operação foi realizada das 9h às 11h e foi direcionada a quatro pontos identificados pelos agentes de segurança durante análise de índices criminais nesta região. Recentemente, o Correio Popular publicou reportagem sobre os furtos de objetos inusitados em diversos pontos da cidade. De acordo com as corporações, as ações para coibir crimes na região central da cidade são feitas periodicamente, mas no caso de quinta-feira (11) foi focada aos estabelecimentos voltados para compras de reciclados. 

Além de visar crimes, como furtos e receptação, a operação também focou em delitos administrativos, como falta de alvará e outras irregularidades. Dos quatro pontos fiscalizados, os agentes flagraram duas ligações clandestinas de energia elétrica em imóveis que não eram alvo das ações, na Rua Alvares Machado. Os agentes da CPFL realizaram o corte e os agentes de segurança identificaram os responsáveis pelos imóveis. Segundo o superintendente da GM, Willer Pereira da Silva, 12 metros de fios de energia utilizados para fazer o "gato" foram apreendidos e apresentados no 1º Distrito Policial (DP).

Em barracão localizado na Rua Cônego Cipião, os agentes localizaram 19 quilos de fio de cobre e conduziu a dona do local ao 1º DP. O material ficou apreendido para perícia e a proprietária liberada. O local foi lacrado. Outro estabelecimento na Rua Dr. Ricardo foi notificado pela Seplurb para encerrar as atividades em um prazo de três dias e caso mantenha em funcionamento será multado em R$ 22 mil. Se for constatado que o proprietário manteve o local em funcionamento mesmo após a aplicação da multa, a punição será dobrada.

A ação resultou ainda na abordagem de 25 pessoas e verificação de cinco caminhões, três carros e uma moto. Um dos caminhões foi apreendido pela Polícia Militar por problemas com a documentação. "Compartilhamos informações e com base nos índices criminais verificados, deflagramos operações, que serão frequentes, sejam conjuntas ou individualizadas", disse o GM Wille.

Dia das Mães

Na quinta-feira à tarde, a PM deflagrou operação preventiva para o Dia das Mães. Segundo o capitão da PM do 8º Batalhão de PoliciamentoMilitar do Interior (BPMI), Hercílio Costa, ela se estenderá também aos comércios do bairro Cambuí, Barão Geraldo, Paulínia e shoppings e contará com outros batalhões. Nestes locais o policiamento será intensificado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por