FLAGRANTE

Fábrica de rótulos falsos de bebidas é descoberta

Local tinha uma linha de produção em larga escala

Alenita Ramirez/[email protected]
22/05/2025 às 14:44.
Atualizado em 22/05/2025 às 14:44
 (Divulgação)

(Divulgação)

Policiais civis do 8˚ Distrito Policial (DP) de Campinas desmantelaram uma fábrica de produção de rótulos falsos de bebidas alcoólicas, anteontem à tarde, em Campinas. De acordo com os agentes, o local tinha uma linha de produção em larga escala e há suspeita de que fornecia o material para fábricas clandestinas de bebidas de Campinas, do Estado de São Paulo e até para outras unidades federativas. Três homens foram presos, entre os quais o dono do local e centenas de tampinhas, lacres e etiquetas, além de máquinas, apreendidas. 

Os policiais descobriram o local durante diligências para apurar uma denúncia anônima sobre a produção de rótulos, lacres e tampas de garrafas de uísque, vodca e bebidas destiladas em geral. O trabalho investigativo era feito por dois agentes, que ao passarem pela Rua São Bartolomeu, no Conjunto Habitacional Padre Anchieta, avistou um homem saindo de uma casa com uma sacola grande cheia de tampinhas de plásticos. O suspeito, um homem de 44 anos, foi abordado e se apresentou como funcionário do local. 

Ele alegou que estava se dirigindo a sua casa, que fica ao lado da fábrica. "Estávamos investigando exatamente esse cara, pois tínhamos uma informação de que ele estaria em atividade naquele local, e durante a campana conseguimos flagrar um homem saindo da casa com uma sacola contendo uma enorme quantidade de tampinhas. Naquele momento tivemos certeza de que se tratava da ocorrência do crime que apurávamos", disse o investigador Daniel. 

Os policiais entraram no imóvel de onde saia o suspeito e no local eles flagraram mais duas pessoas, uma delas o dono da empresa, um homem de 47 anos, também apontado como o cabeça do esquema de produção. A dupla estava em plena atividade. Foram localizados inúmeros materiais como máquinas de estampas , impressoras de serigrafia, telas, tintas, solventes, milhares de tampas metálicas para lacração de garrafas de bebidas alcoólicas, além de muito material falsificado como etiquetas das marcas Jack Daniels, Smirnoff, Ciroc entre outras marcas famosas. 

Para a falsificação, os criminosos usavam rótulos de bebidas originais para reproduzirem os falsificados. O comparsa que estava com o líder foi identificado como funcionários e o três foram levados para a delegacia, onde ficaram presos por crime contra a ordem tributária, econômica e de relações de consumo. 

Segundo os policiais, o dono da empresa tinha total conhecimento da ilicitude da produção. Segundo o delegado Luiz Paulo de Oliveira Silva, as investigações seguem para verificar a participação de outros indivíduos na operação de falsificação, como a clientela e eventuais outros operadores. "A empresa tinha uma estrutura muito grande e estamos convictos de que as investigações irão prosseguir. Eu acredito que tenha sido um golpe muito duro nessa indústria da falsificação até porque pelo porte do local. Em um primeiro momento desarticulamos essa empresa e detivemos os indivíduos em flagrante. E num segundo momento, as investigações prosseguirão para que possamos identificar as empresas, as pessoas que estão adquirindo esse tipo de material porque isso aí é utilizado para a comercialização de bebidas falsas", frisou o delegado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por