EM SANTA BÁRBARA

Empresário é detido por fraude veicular

Suspeito falsificava sinal identificador de veículos

Alenita Ramirez/alenita.ramirez@rac.com.br
24/04/2025 às 16:19.
Atualizado em 24/04/2025 às 16:19

(Divulgação Detran SP)

Um empresário de 24 anos foi preso por falsificação de sinal identificador de veículo automotor durante uma operação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) em Santa Bárbara d´Oeste, anteontem. A fiscalização teve apoio de policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana e resultou na apreensão de diversas placas irregulares em uma empresa de estampagem de placas veiculares. 

A ação faz parte de um trabalho de rotina do Detran com o objetivo de assegurar que os credenciados estejam atuando em conformidade com as leis vigentes. Durante a fiscalização em uma empresa estampadora na região central da cidade, os agentes do órgão estadual localizaram no interior do estabelecimento uma fita do tipo ribbon contendo estampas de diversas placas, sendo que uma delas não possuía autorização do departamento e outras duas estavam vinculadas a autorizações destinadas a uma empresa distinta da fiscalizada. 

A placa não autorizada correspondia a um veículo utilitário registrado em nome de uma pessoa envolvida em furtos de veículos, o que levantou aos policiais civis indícios de possível ligação com atividades ilícitas, como clonagem de veículos ou uso de placas frias. 

Ainda segundo a DIG, durante a diligência, o empresário e outro homem foram conduzidos à delegacia especializada para averiguação. O outro suspeito detido foi ouvido e liberado, uma vez que não ficaram evidenciados, naquele momento, elementos suficientes para sua prisão. O empresário tem passagens criminais por desobediência e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. 

De acordo com os policiais civis, a origem da fita ribbon é objeto de investigação. Um dos envolvidos alegou que o material foi adquirido de forma informal na cidade de Jundiaí, por preço inferior ao praticado no mercado. A versão será apurada, já que há coincidência entre a placa impressa e o local onde o veículo supostamente circulava. "As investigações prosseguem para esclarecer a origem do material apreendido, bem como para identificar possíveis conexões com outras práticas criminosas", informou a DIG. 

O suspeito preso foi encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré, onde ficou à disposição da Justiça. "A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate à fraude veicular e à proteção da segurança no trânsito, reiterando a importância das ações conjuntas com os órgãos de fiscalização estaduais", frisou em nota a DIG de Americana. 

Também por meio de nota, o Detran-SP informou que, durante fiscalização de rotina em Santa Bárbara D'Oeste, localizou uma estampadora que apresentava indícios de placas que já tinham sido impressas sem a devida autorização ou com a autorização de outra empresa e por isso pediu apoio da Polícia Civil. "O Detran-SP analisa o processo para tomar as medidas cabíveis e reitera o compromisso com a transparência e o rigor na fiscalização das atividades delegadas, garantindo segurança e qualidade nos serviços prestados ao cidadão".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por