FLAGRANTE

Em Jaguariúna, dupla é presa por maltratar animais

Homem e mulher mantinham sete cachorros, um gato e 20 aves em condições precárias O Ministério Público de São

Alenita Ramirez
29/03/2025 às 09:58.
Atualizado em 29/03/2025 às 13:23
Animais foram encontrados em uma residência localizada na Rua Scaion, no Núcleo Residencial São José (Divulgação)

Animais foram encontrados em uma residência localizada na Rua Scaion, no Núcleo Residencial São José (Divulgação)

Uma ação conjunta entre a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Civil de Jaguariúna resgatou, na noite de anteontem, sete cachorros, um gato e 20 aves entre galinhas e galos em uma residência localizada na Rua Scaion, no Núcleo Residencial São José. Uma mulher de 25 anos, e um homem de 33 anos, foram presos por crime contra o Meio Ambiente com enfoque de maus tratos a animais. Os animais estavam em local insalubre e aparentando desnutrição, o que foi confirmado por uma médica veterinária. Os cachorros, os gatos e as aves foram recolhidos pela vereadora Priscila Aparecida Adabo, que é protetora de animais e que acompanhou a ação.

A corporação descobriu os animais durante apoio ao Conselho Tutelar e a um oficial de justiça que fariam o resgate de crianças vítimas de maus-tratos. As equipes não encontraram crianças no endereço, mas ao realizarem uma busca no quintal dos fundos os guardas municipais se depararam com os animais em estado de maus tratos.

As aves estavam em pequenas gaiolas, algumas já mortas, e os cachorros em um local impróprio e insalubre devido à sujeira. Os animais aparentavam fraqueza e desnutrição e os cachorros com muitos carrapatos, estando eles sem água e comida.

A Guarda Municipal então pediu apoio da Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local, e também acionou a Polícia Técnica-Científica. "É uma casa geminada alugada para um casal. Na primeira casa, que era o objeto da ação, encontramos os cachorros e umas galinhas engaioladas. Os cachorros estavam visivelmente magros. Tinha duas galinhas mortas, provavelmente por falta de comida. Na outra casa, onde estava o rapaz, tinha mais um ou dois gatos e um monte de galinhas engaioladas. Ficou caracterizado o crime de maus-tratos para os dois, pois eles estão juntos no mesmo quintal", explicou o delegado Erivan Vera Cruz. Dentre os sete cães, três eram filhotes. O casal ficou preso à disposição da Justiça.

AVES SILVESTRES

Em Valinhos, uma denúncia anônima levou a Guarda Municipal Ambiental a encontrar 11 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em residência no bairro São Bento do Recreio. A ação foi desencadeada após uma denúncia que alertou sobre as condições inadequadas. O proprietário, um gráfico de 33 anos, alegou desconhecer a legislação ambiental. Entre as espécies resgatadas estavam, sete trinca-ferros (pixarros) - cinco machos e duas fêmeas, um pássaro-preto (macho), um canário-da-terra (macho), dois papa-capins (coleirinha) - um macho e uma fêmea.

Os animais foram encaminhados à Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, onde receberão os cuidados necessários antes de uma possível reintegração à natureza.

O suspeito foi autuado com base na Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que proíbe a captura, o transporte e a manutenção de animais silvestres sem autorização. O artigo 29 da legislação prevê pena de detenção e multa para esse tipo de infração.

Após a abordagem, o homem foi levado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi indiciado e deverá responder judicialmente pelo crime. "A apreensão reforça a importância da fiscalização ambiental e do papel fundamental das denúncias no combate ao comércio ilegal de animais silvestres", destacou a GM em nota.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por