Entre as atividades estão: atendimentos de saúde (Divulgação)
Ao menos 465 presas da Penitenciária Feminina de Campinas participam desde segunda-feira (5) e até a próxima sexta-feira da Jornada de Cidadania, Emprego e Renda, realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio das Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e das Unidades Prisionais da Região Central (CRC).
O evento, segundo a SAP, consiste em uma ação conjunta na prestação de serviços sociais para a população carcerária. “Após mais de dois anos sem a realização, devido à pandemia, as Jornadas estão sendo retomadas com força total em todo o Estado”, frisou a Pasta, em nota.
O objetivo do projeto é o de oferecer às reeducandas do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, que, mediante mutirão, promove ações voltadas à retomada da vida em liberdade. Entre as atividades estão: atendimentos de saúde, como aferição da pressão arterial, verificação de glicemia, oximetria, aferição de medidas (peso/altura); orientações e atendimentos jurídicos, como de Defensoria Pública; palestras com psicóloga e assistente social.
Além desses atendimentos, serão oferecidas palestras sobre educação, saúde e serviços executados pelas centrais de Atenção ao Egresso e Família (Caefs), da CRSC.
O evento possibilita que o reeducando consiga, por exemplo, receber informações processuais e ainda passar por oficinas, palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para sua reintegração social.