TECNOLOGIA CONTRA O CRIME

Drone da Polícia Civil localiza 20 cabeças de gado furtadas

Rebanho pertence a um sítio de Dourados e estava em uma propriedade rural alugada em Sumaré

Alenita Ramirez/ [email protected]
03/06/2023 às 09:41.
Atualizado em 03/06/2023 às 09:41
As cabeças de gado da raça Nelore, furtadas de um sítio em Dourados, foram encontradas em Sumaré (Divulgação/DIG)

As cabeças de gado da raça Nelore, furtadas de um sítio em Dourados, foram encontradas em Sumaré (Divulgação/DIG)

A Polícia Civil de Americana, utilizando um drone, conseguiu localizar as 20 cabeças de gado da raça Nelore que foram furtadas de um sítio em Dourados, localizado a 160 km de Americana, no dia 17 do mês passado. O rebanho estava em um sítio alugado na região da Estância Árvore da Vida, em Sumaré. O indivíduo responsável por receber os animais, que havia arrendado o sítio, ainda não foi encontrado e está sendo investigado.

A localização do gado ocorreu oito dias após a prisão de quatro homens envolvidos no furto, realizada pelos policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que também conseguiram recuperar duas vacas e um bezerro que faziam parte do rebanho do proprietário do sítio em Dourados.

Segundo um dos investigadores da operação, Tiago Reis, a equipe recebeu várias denúncias sobre possíveis locais onde o rebanho poderia estar, inclusive em Paulínia, porém não encontraram os animais devido a uma marca de identificação específica do proprietário. Na quinta-feira (1º), os agentes receberam uma nova informação sobre um possível local onde os garrotes estariam e seguiram até o endereço. Devido à extensão da grande área e à presença de muitas vacas e bois, era difícil identificar quais eram os animais furtados. Por isso, utilizaram um drone, que possui uma boa resolução e consegue cobrir uma grande área. O drone sobrevoou até uma distância de 3 km e, quando avistaram rebanhos, baixaram o aparelho. Ao identificarem a marcação nos animais idêntica àquela procurada, entraram em contato com o proprietário, que confirmou e os recuperou, relatou Reis.

A área em que os animais foram encontrados estava alugada para um indivíduo chamado Diego. Os policiais conseguiram identificar Diego como sendo morador de Sumaré por meio de sistemas policiais, porém, até o momento, não tiveram sucesso em localizá-lo. Após a localização dos animais, foi feito contato com o proprietário, que compareceu ao local, reconheceu os animais e os transportou após comparecer à delegacia.

O valor do rebanho furtado, composto por gado da raça Nelore, é estimado em R$ 120 mil. A polícia continua investigando para identificar outros envolvidos no crime.

OPERAÇÃO BOIADEIRO

Durante a primeira fase da operação "Boiadeiro", realizada pela delegacia especializada com o objetivo de recuperar os animais, quatro indivíduos foram presos. De acordo com informações da polícia, esse grupo faz parte de uma associação criminosa especializada em roubo e furto de gado. Dois dos suspeitos foram identificados como Bruno e Neguinho, ambos com antecedentes criminais. Bruno foi detido anteriormente por porte ilegal de arma de fogo, enquanto Neguinho Boiadeiro possui uma extensa ficha criminal, incluindo ocorrências de roubo a banco, homicídio, receptação, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha, tráfico de drogas, organização criminosa, entre outros crimes. Os suspeitos foram capturados no momento em que estavam prestes a transportar as vacas e o bezerro furtados. Além disso, os veículos utilizados no crime foram apreendidos pelas autoridades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por