ação

Dois GMs são feridos em troca de tiros com ladrões de carga em Capivari

Tiroteio ocorreu em um canavial da cidade, ontem; pelo menos três bandidos foram baleados

Alenita Ramirez/ alenita.ramirez@rac.com.b
28/10/2022 às 08:54.
Atualizado em 28/10/2022 às 08:54

À esquerda, viatura da Guarda Municipal que foi atingida por tiros; à direita, o Ônix que foi abandonado no Swiss Park durante a perseguição (Divulgação e Rodrigo Zanotto)

O transbordo de uma carga de cigarro milionária por criminosos em meio a um canavial em Capivari, na manhã de quinta-feira (27), culminou em uma troca de tiros entre os ladrões e guardas municipais e mobilizou as Forças de Segurança da região. Dois guardas ficaram feridos, um deles em estado grave. Acredita-se que ao menos três bandidos também se feriram. 

Na fuga, o grupo passou por Monte Mor, Rafard, Campinas e Jundiaí, trocando de veículos, os quais eram roubados. Em Campinas, a quadrilha abandonou um dos carros usados na ação, rendeu uma mulher e a obrigou a dirigir com eles até Jundiaí, onde os criminosos a liberaram e pegaram uma van, fugindo sentido São Paulo. O crime é investigado na Delegacia de Capivari.

A ação teve início no começo do dia, quando a GM, de Capivari, foi informada sobre um caminhão, em meio a um canavial, na região da Fazenda Bom Sucesso, na zona rural do município, limite com Monte Mor, próximo à da Escola Municipal Miguel Latanzio.

De posse das informações, três equipes se deslocaram até o endereço, que é conhecido como local de desova e desmanches de carros. Ao chegarem, foram recebidos a tiros. O caminhão era escoltado por um Honda HRV e a carga foi roubada em Itu.

Pelos menos cinco bandidos estavam envolvidos na ação. Eles usavam coletes à prova de bala e estavam armados de fuzis 556 e 762. Segundo o secretário Municipal de Segurança, Mauro Júnior, um dos GMs -, José Carlos da Silva Perete, de 50 anos, que conduzia uma das viaturas -, não conseguiu desembarcar e foi atingido na boca. A munição transfixou. Outro agente foi atingido no tórax. 

As vítimas foram socorridas pelo resgate do Corpo de Bombeiros inicialmente à Santa Casa local. Entretanto, devido à gravidade de Perete, o mesmo foi transferido para a Santa Casa de Piracicaba. O helicóptero Águia da Polícia Militar (PM) chegou a ser acionado. O outro agente segue internado no Hospital da Unimed de Capivari e seu estado de saúde é estável, sem risco de morte.

Durante o tiroteio, os bandidos também foram feridos. No Honda HRV havia manchas de sangue e em seu interior estava uma granada de uso militar. O carro foi abandonado ainda nas proximidades da fazenda. 

A operação de busca pelos veículos e bandidos envolveu policiais da região de Piracicaba e Campinas.

Os bandidos fugiram em um Ônix, que foi abandonado durante a perseguição em uma via no Swiss Park. No local, eles renderam uma mulher que estava em uma caminhonete e a obrigaram a continuar a fuga pela Rodovia Anhanguera. No Ônix, a polícia achou distintivos, supostamente falsos, da Polícia Civil.

O prefeito Vitão Riccomini e o secretário de Segurança Mauro Júnior realizaram uma live no final da tarde de quinta-feira para relatar sobre o ocorrido.

“Os guardas civis estavam derramando sangue pela sociedade. Eles têm que estar bem equipados e armados para combater esse tipo de bandido da pior espécie. Eles roubaram uma carga e fizeram disparos. Não têm escrúpulo algum. Eles disparam a esmo, já os GMs não. Eles pensam mil vezes antes de sacar a arma e atirar”, disse o secretário, frisando que é uma questão de dias para a Polícia Civil os prenderem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por